Há alguns anos, ao final de uma aula sobre técnicas de instrumentação para uma turma de especialização, uma das alunas disse uma coisa interessante; são tantas técnicas, tantos detalhes, que fica muito confuso e a gente se perde.
Não lembro se antes desse episódio eu já tinha parado para pensar sobre essa questão, mas sei que a partir daquele momento isso foi uma constante. Desde então tenho tido a sensação de que a aluna estava certa. Mais do que isso; tenho tido a sensação de que a compreensão do que é, de fato, a Endodontia e o tratamento endodôntico não está bem definida.
A(s) causa(s) para isso pode(m) ser vária(s). Uma delas a abordagem dos diversos temas da Endodontia. É possível que o formato mais acadêmico empregado nas publicações científicas, fundamental para o desenvolvimento da especialidade, não tenha proporcionado o meio mais adequado para determinado tipo de discussão. Basta ver o grande desenvolvimento técnico/científico da Endodontia para não se ter nenhuma dúvida de que as publicações científicas têm cumprido, e muito bem, o seu papel. Contudo, é possível que os espaços onde as diversas dúvidas existentes no dia-a-dia da Endodontia possam ser colocadas e, o mais importante, discutidas, ainda não tenham sido devidamente explorados. O nosso desejo é que este blog possa contribuir nesse sentido.
Aqui teremos oportunidade de discutir as nossas dúvidas. Para todas elas devem existir respostas. Observem que não colocamos “existe resposta” e sim “devem existir respostas”, pois elas existirão em função das diversas concepções que constituem a Endodontia. Buscaremos, juntos, a resposta mais adequada.
Muito interessante o artigo !!
Grande Mestre, o site ficou ótimo, agora sim todos que se interessam pela endodontia irão poder entender um pouco mais sobre o tema. ABRAÇO!!!
Professor Ronaldo, adorei o site, agora poderemos aprender mais sobre Endodontia.Um grande Abraço!!!