Giulia:
1. Em caso de extravasamento de hipoclorito de sodio quais sao as caracteristicas clinicas observadas imediatamente e depois de 48 horas?
R. As características clínicas dependem de alguns aspectos como região onde ocorre, concentração do hipoclorito de sódio e volume extravasado. A sensação imediata relatada é de queimor e em prazo variável ocorre destruição tecidual intensa. Vá na página 7 desse blog e leia o post Cuidado com o hipoclorito de sódio que talvez seja interessante para você.
2. Em que fase e porque o edta deve ser utilizado?
R. O EDTA é preconizado tanto durante a instrumenração do canal, alternado com o hipoclorito de sódio, como após essa etapa, para remoção da camada residual (smear layer). A razão para o seu uso é o aumento na capacidade de limpeza.
3. Como deve ser o selamento coronário pos tratamento endodontico? explique.
R. A restauração definitiva deve ser feita o mais rapidamente possível. Tenha sempre em mente o seguinte: o segredo da Endodontia é evitar que as bactérias cheguem ao sistema de canais no tratamento de canais com polpa viva e remove-las nos casos de necrose. O selamento coronário desempenha um papel muito importante nesse sentido porque dificulta a infecção/reinfecção do sistema de canais.
4. Em caso de abascesso periapical deve-se deixar o dente aberto?
R. Não.
5. Em quais casos de urgencia endodontica a intervençao do canal deve ser evitada?
R. Não sei se entendi muito bem. No canal ou na cavidade pulpar? Pode-se fazer a urgência sem intervenção no canal em alguns casos de pulpite, pois a remoção da polpa coronária promove sangramento, descongestão vascular e alívio da dor sem necessariamente intervir nos canais radiculares.
6. O que é abscesso fenix?
R. É o abscesso crônico que entra em fase aguda.
7. Porque devemos lançar mão (usar) de soluções quelantes durante o preparo biomecanico de dentes com necrose pulpar?
R. Como disse acima, o EDTA em associação com o hipoclorito de sódio favorece bastante o processo de limpeza do sistema de canais.
8. o que é pulpite irreversivel? tratamento.
R. Existem diferentes classificações das alterações pulpares e essa é uma delas. Pulpite irreversível significa inflamação irreversível da polpa. Em princípio, toda inflamação é reversível, mas esta é uma discussão mais complexa. O tratamento preconizado tem sido o tratamento endodôntico.
9. com relaçao a resposta tecidual qual o comportamento da guta percha em caso de extravasamento?
R. Será sempre um fator de irritação para os tecidos. Pode acontecer como acidente, mas não é recomendável. Já está demonstrado que pode gerar uma reação tipo corpo estranho.
10. Quais as caracteristicas da pulpite aguda de origem quimica? Tratamento.
R. A polpa responde com dor indepedente do tipo de estímulo. Realiza-se o, tratamento endodôntico.
11. Qual a resposta tecidual em cimentos a base de oxido de zinco e eugenol?
R. Todos os cimentos são irritantes aos tecidos periapicais. Confinados no canal não representam nenhum problema, porém, quando extravasados são fatores importantes de agressão tecidual. Os trabalhos têm apontado para uma maior agressão quando são à base de óxido de zinco e eugenol.
12. Qual a patologia pode estar associada a presença de radicular grooves?
R. Geralmente são casos associados a lesões periradiculares.
One thought to “Untitled”
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Estou procurando parceiros da área odontológica para desenvolver equipamentos na área odontológica. Tenho experiência no desenvolvimento de equipamentos odontológicos. Trabalhei na Easy Equipamentos Odontológicos de Belo Horizonte no desenvolvimento de Equipamentos eletroeletrônicos para instrumentação rotatória com limas em NiTi, Motores para cirurgia de implante dentário, TermoPlastificador e Termo Injetor de guta percha, e outros.