Untitled

Kayte Botelho:
o edta pode ser usado na polpa viva e na polpa necrosada?? em que momento se usa o edta??

Kayte, é possível que alguns autores não concordem, mas o EDTA pode ser usado no tratamento de canais com polpa viva e necrosada. Em parte, são objetivos e formas de usar que podem apresentar alguma diferença. Tendo em vista que não há infecção nos casos de polpa viva, a permanência da camada residual (smear layer) após o preparo do canal não parece trazer maiores consequências, porém pode interferir na qualidade do selamento pela obturação, razão pela qual sugere-se o seu uso nesse momento. Particularmente, não faço assim, mas que pode ser utilizado, pode sim.
Nos casos de polpa necrosada, acho de grande importância a sua utilização. Sugiro o seguinte. Após o preparo do canal com hipoclorito de sódio a 2,5%, irrigar bem o canal com soro fisiológico, fazer uma boa aspiração e secagem com cones de papel absorvente. Em seguida, irrigar o canal com EDTA, sem fazer pressão forte no êmbolo da seringa, agitar com Lentulo e deixar em repouso por 3 minutos. Fazer nova irrigação com hipoclorito de sódio a 2,5%, agitar com Lentulo e deixar em repouso por cerca de 5 minutos. Finalmente, nova irrigação com soro fisiológico, aspiração, secagem e o canal está pronto para receber a medicação intracanal ou ser obturado. Devo dizer que diferentes tempos de permanência das soluções teem sido sugeridos, há uma razoável dose de empirismo nesse procedimento. Os tempos que sugiro não fogem à regra. Assumo isso sem nenhum constrangimento.
É muito importante que voce nunca esqueça o seguinte. Não se pode analisar as soluções irrigadoras fora do seu contexto, um erro que tem sido cometido. Além das características das substâncias químicas, é importante saber o que se deseja delas. Ao fazerem algumas colocações (equivocadas) de forma taxativa quanto às soluções irrigadoras e suas concentrações, diversos autores esqueceram desse aspecto. O bom senso, a boa prática clínica e o tempo se encarregaram de promover mudanças importantes na Endodontia, entre as quais essa.

2 thoughts to “Untitled”

  1. Olá prof.

    observei na conduta sugerida à colega que o senhor usa soro fisiológico como solução irrigadora.Durante o meu curso de especialização essa prática foi desencorajada com base em uma pesquisa orientada pelo prof. Siqueira jr. que demonstro que na grande maioria dos soros usados pelos cd havia contaminação por salmonela, o que contribuiria nos inssucessos do tratamento. O que o senhor acha disso?
    Um gd abç Renata

  2. Renata, a sua colocação exige uma resposta mais longa e um pouco mais complexa e há alguns pontos a considerar. Acho que vou aproveitar a oportunidade e escrever um pequeno texto sobre esse tema e ainda nesse fim de semana do feriadão vou postar aqui no nosso site na seção Conversando com o Clínico, possivelmente com o título Entendendo a irrigação. Será postado entre hoje e domingo. Fique atenta. Depois de ler converse com seus colegas, discutam e digam o que acharam aqui mesmo no nosso blog. Fique à vontade para discordar, esse é o objetivo do Blog da Endodontia, discutir, trocar idéias.

Deixe um comentário