Trata ou não o canal?

Marcel Araújo:
Boa noite …..estou com uma paciente que esta com o dente 21 escurecido mas sem nem um outro sinal e sintoma. Sera necessario o tratamento endodontico ou posso tentar o clareamento seguido de uma faceta para melhorar a estetica??

Marcel, qual a causa e há quanto tempo está com o escurecimento? Já fez o teste de sensibilidade para saber se a polpa está viva? Uma hemorragia pulpar transitória (trauma) pode levar a essa condição e a polpa continuar viva. Qual a idade do paciente? A depender de algumas respostas, o tratamento endodôntico poderá ser realizado ou não. Se estiver com necrose pulpar o tratamento endodôntico deve ser realizado.

4 thoughts to “Trata ou não o canal?”

  1. Prof. Ronaldo, aproveitando a deixa do colega, eu recebi um paciente cuja queixa era o escurecimento do elemento 11,ao exame não observei lesão de cárie, restauração, nem fratura, o dente parecia hígido. Também não havia sintomatologia ou histórico de trauma e radiograficamente observei que a câmara pulpar e o terço cervical pareciam calcificados e os terços médio e apical bastante atresiados. O teste de vitalidade não sei se por causa da calcificação, foi negativo. O que fazer nesse caso ? Fazer o clareamento externo e acompanhar, ou tentar a endo para prevenir uma calcifiação completa do canal?

  2. Renata, a nossa recomendação é tratar o canal enquanto ainda é possível. Como você fala que a câmara pulpar e o terço cervical parecem calcificados, avalie bem as chances de conseguir acesso e os riscos que isso pode representar. Sendo um incisivo central (raiz volumosa, reta) as chances são maiores, mas, mesmo assim há riscos. Em função da sua decisão, o clareamento pode ser tentado.

  3. Prof. Ronaldo, no primeiro momento fiquei com medo de tentar o acesso e acabar provocando uma perfuração, já que não visualizava a câmara no Rx e possívelmente na clínica encontrá-la seria difícil. Mas depois fiquei me perguntando qual seria a consequência se esse processo de calcificação se completar nos terços restantes do conduto, além é claro de tornar inviável a endodontia ? Caso não surgisse nenhuma lesão ou sintoma e o canal se calcificasse por completo, o que viria a seguir?

  4. Nunca gostei muito de endo, fiz curso de aperfeiçoamento, mas como recém formada tenho feito muitas e estou começando a interessar. Estou lendo muito sobre. Desculpem a ignorância, mas qual o mal de deixar que a calcificação continue. Como não tem infecção, não seria um selamento natural?

Deixe um comentário