A farsa do julgamento do mensalão

Ainda há muito a se conversar sobre o julgamento do que chamam de mensalão.

Sei que alguns, quem sabe muitos, dos que leem esse texto vão discordar completamente. Entendo isso, mas existem inúmeras provas da grande farsa que foi e está sendo esse julgamento.

Não teria como fazer tal afirmativa e não faço. Quem comprova a farsa não sou eu, são alguns dos mais importantes advogados, juristas, desembargadores, juízes e demais entendidos no assunto do Brasil.

Por razões óbvias, não chamam de farsa (se bem que alguns chamam de farsa mesmo), porém apontam claramente todos, e não são poucos, os equívocos jurídicos cometidos, que em grande parte das vezes foram cometidos intencionalmente.

Apesar de sob todos os aspectos constituir algo inteiramente desonesto e, portanto, inaceitável, entendem-se as razões da mídia e dos partidos de oposição na construção desse processo.

A grande razão para isso é uma só: destruir o PT.

Partidos de oposição como o PSDB, que há muito tempo respira por aparelhos, e DEM, em estado avançado de extinção, estão completamente perdidos e desesperados. Já perceberam que no voto (até onde se sabe, é no voto que se ganha eleição em qualquer democracia) não conseguem ganhar mais, dada a fragilidade e incompetência de todos eles, e aqui se incluem legendas de aluguel como o PPS, cujo presidente é o ex-sem jamais ter sido-comunista, Roberto Freire, segundo matéria de Sebastião Nery, reproduzida em vários sites (leia aqui).

Como consequência dessa incompetência, a mídia assumiu o papel de oposição. Se no início de forma mais “sutil”, perdeu-se completamente e escancarou. Choca ver o cinismo da mídia ao deixar de lado o nobre papel de informar e esclarecer a sociedade brasileira, razão maior, se não única, da sua existência, assumindo claramente o papel sórdido da mentira deslavada na tentativa, cada vez mais inútil, de manipular o direito à informação.

Mas, o que move as pessoas que destilam o seu ódio pelo PT e pelas pessoas que o constituem? Ódio que destilam há anos na Internet e agora nas redes sociais?

Sabe-se muito bem que a mídia vem construindo esse processo com extrema competência por muitos longos anos, o que seria uma atenuante a se considerar, tendo em vista que o efeito manada tira das pessoas qualquer possibilidade de reflexão. Qualquer bom comunicador sabe disso.

Mas esse efeito manada só pode ser alcançado se encontrar um sítio receptor. Esse sítio receptor, ainda que muitos não queiram ver, é o antigo e cruel preconceito de classe.

Não, não faça isso, por favor. Não diga que esse ódio encontra a sua razão na corrupção do PT. Não terei nenhuma tolerância diante de argumento tão pobre e mentiroso. Por uma razão bem simples.

A mídia sempre escondeu todos os casos de corrupção de partidos como PSDB e DEM e mostrou de forma escancarada, inclusive criando alguns, os do PT, com reportagens diárias nos telejornais da Globo e as famosas reportagens da Veja (e as capas???), Folha e Estadão.

O que aconteceu até agora com o escândalo da corrupção do propinoduto do PSDB, denunciado com documentos que o comprovam entregues pelas próprias empresas que corromperam? Nada. Quer saber de uma coisa? Nada vai acontecer. Quer saber mais? A CPI que tentaram fazer já foi engavetada, como tantas outras que já tentaram fazer contra o PSDB (só em São Paulo já chega a quase 20 CPIs engavetadas).

Apesar do cada dia maior descrédito da mídia, a sua força ainda é um fato. Ocorre que já de algum tempo os diversos sites e blogs independentes passaram a ser um pesadelo para ela, mídia, e para os partidos de oposição. E são eles que trazem as notícias que a mídia insiste em esconder.

Para tormento de muitos, a blogosfera se tornou algo muito difícil de digerir. E é dela que tem saído várias matérias que mostram ao Brasil quem de fato são a mídia e a oposição. Leia pelo menos alguma coisa sobre isso aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Mas existe mais, muito mais.

Gandhi diz que “O erro não se torna verdade por se difundir e multiplicar facilmente. Do mesm
o modo a verdade não se torna erro pelo fato de ninguém a ver”.

Não, por favor, não sejamos tão “ingênuos”. Não diga que a raiva pelo PT é por causa da corrupção. A razão é outra.