A riqueza de Lula

É incrível a quantidade de textos lançada na Internet quase que diariamente, com imensa carga de raiva e ódio. Os alvos são conhecidos: Lula-PT-Dilma. Em qualquer tempo, mas particularmente em tempos de eleição. Sem precisar fazer o menor esforço, qualquer sociólogo (acho que até Fernando Henrique Cardoso) sabe a causa disso, menos Demetrio Magnoli.
 
Nas eleições de 2010, a grande (?) imprensa tinha orgasmos múltiplos cada vez que falava da “suspeita” (sutil que nem um paquiderme) do envio de milhões de dólares de Cuba em garrafas de bebida para a campanha de Lula.
 
Gente, é dose. Teve quem acreditasse. Qual é a condição que Cuba tem para mandar milhões de dólares para quem quer que seja? Além disso, o sociólogo Marcos Coimbra fez uma experiência interessante. Juntamente com o seu filho, ele tentou colocar algumas cédulas de dinheiro em garrafas vazias. Ficou imaginando quantas pessoas e quantos dias seriam necessários para “engarrafar” milhões de dólares.
 
Preciso abrir um parêntese. Há alguns anos, vazou na imprensa a conversa de William Bonner com os jornalistas durante a edição do Jornal Nacional, com a presença de nove professores universitários que naquele dia visitavam os estúdios da Globo. Bonner comparou o telespectador do Jornal Nacional a Homer Simpson, do seriado Os Simpsons, conhecido por ser burro e preguiçoso.
 
Por mais que Bonner tenha tentado se explicar, pegou mal. Ele deixou escapar a imagem que a Globo faz de quem assiste ao seu principal jornal, o Jornal Nacional. Veja a matéria da Folha aqui  http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u55778.shtml.
 
Quem não conhece a história da fazenda do filho de Lula. Com a foto da fazenda, uma casa espetacular, mereceu reportagem e uma divulgação poucas vezes vista. 

 
A imagem divulgada na web da ‘fazenda’ que Lulinha (não) comprou. A foto é, na verdade, da 
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Foto: Revista Istoé)

 

Por mais que essas farsas sejam desmontadas, como foram, nunca se mostra a verdadeira história. É possível que muitos não saibam, mas a “fazenda” do filho de Lula é na verdade a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (veja aqui  http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/12/fazenda-filho-lula-verdade-mentira.html). 

Confirma-se mais uma vez o que disse Joseph Pulitzer? “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma”.

Uma dessas mensagens, sempre repletas de inteligência e bom senso, dizia que Lula era o "quarto homem mais rico do Brasil, com uma fortuna estimada em US$ 5 bilhões".

De notícias como essa, que vi no Blog de Luis Nassif através de um comentário, não se ouve falar. Transcrevo abaixo.

Por Esquemas Táticos

Um blog do Financial Times publicou um artigo interessante sobre os dados de Lula vazados pelo hacker @nbdu1nder. A conclusão do artigo: pra quem esperava palacetes ou imóveis em condomínios de elite quebrou a cara. O que se revelou sobre o patrimônio de Lula mostra que o ex-presidente não é rico. Pelo contrário! Para o FT, os imóveis de Lula são classificados como "mal pintados" e "localizados em subúrbios perigosos". O FT conclui que o hacker, a despeito de querer incriminar o ex-presidente — considerado "ladrão" pela direita brasileira —, acabou por revelar que ele não tem nada de mais para quem tem mais de 30 anos de vida pública. Interessante que ninguém se preocupou com os imóveis subvalorizados do senador Aécio Neves (PSDB). Mesmo com um apartamento no Leblon e outro em Ipanema (entre outros imóveis em BH e Nova Lima, além da Rádio Arco-Íris), Aécio tem um patrimônio de pouco mais de 600 mil reais declarados em sua última prestação de contas eleitoral. Isso é
que é ser bom comprador!
 

Se quiser ver a reportagem original do Financial Times, clique aqui  http://blogs.ft.com/beyond-brics/2013/01/11/lulas-loot-not-much-to-look-at/#ixzz2HjCqvlTb