Fantástica. Não consegui encontrar uma palavra que melhor definisse a manchete do iG: "FHC é o presidente que mais fez pelo País".
Esta manchete tem a sua origem em uma enquete realizada pelo próprio iG, cuja votação deu como resultado 116.306 votos para o o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e 63.312 para o ex-presidente Lula. Computando-se os votos dos outros candidatos (Itamar Franco – 5.187, Dilma Rousseff – 4.884, Fernando Collor de Mello – 4.275 e José Sarney – 1.064) temos um total de 195,028 votos.
Passou despercebida, mas é um primor de tudo; bom jornalismo, matéria de grande importância, análise e analogia fantásticas…
Eu poderia fazer algumas perguntas ao iG.
1. Vocês acompanham as notícias além das que vocês veiculam, as verdadeiras?
2. Tomaram conhecimento do estupro da Constituição que FHC cometeu na sua reeleição (às custas da compra de políticos, já reconhecida por ele próprio)?
3. Tomaram conhecimento dos vários escândalos durante o governo FHC que, sob a sua orientação, o Engavetador Geral da República, o Sr. Geraldo Brindeiro, engavetou?
4. Para não citar outros, leram "A Privataria Tucana" e tomaram conhecimento dos bilhões que, sob o seu governo, foram sacados do país durante as privatizações?
5. Por que será que ele recorreu 3 vezes ao FMI?
6. Por que será que Bill Clinton passou um sermão em FHC em um encontro internacional em Florença, na Itália? Veja aqui nesse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=MeAOen8vyiQ
7. Por que será que FHC saiu do governo com 25% de aprovação?
8. Por que será que Lula, aquele que ficou em 2º lugar na enquete, saiu do governo com mais de 80% de aprovação?
9. Por que será que todos os candidatos do PSDB no Brasil, em nenhum momento, usaram a imagem de FHC na campanha de 2010?
10. Por que será que o presidente do PSDB, o Deputado Sérgio Guerra, está outra vez reclamando que os candidatos do seu partido (que é o mesmo de FHC) não estão usando a imagem de FHC na atual campanha para as prefeituras?
11. Por que será que até os candidatos do PSDB e do DEM tentaram usar a imagem de Lula, aquele que ficou em segundo lugar na enquete?
As eleições de Lula em um universo de cerca de 200 milhões de pessoas e as aprovações acima relatadas perderam completamente a sua importância diante da preferência da maioria de… 195,028 mil pessoas. E por favor, não digam que a manchete só expressa os resultados da "enquete". Usem, mas não abusem da minha inocência.
Vejo-me como um professor competente. Ocorreu-me a ideia de experimentar se eu seria capaz de manipular as informações que devo aos meus alunos com a mesma competência com que o iG faz no jornalismo. Mas, esqueçam. Não preciso de Comitê de Ética para não aprovar esse experimento. A minha consciência não permitiria um experimento tão antiético. O iG está de parabéns.
Contudo, muito além de fantástica iria a minha definição para a reação do Sr. Fernando Henrique Cardoso. Diante da pergunta A que o senhor atribui o resultado da enquete do iG?, veja a pérola dita por ele:
“Provavelmente, com o tempo, a ação de cada presidente vai se sedimentando na avaliação das pessoas melhor informadas.”
Ou seja, ele acreditou na enquete.
O cinismo do ig não é novidade e por isso não merece comentário. Entretanto, não consigo acreditar que, aos 80 anos de idade, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso assuma um cinismo dessa proporção. Por isso, passei a me preocupar seriamente com o seu estado mental.