A elite global

A nossa grande imprensa tem registrado com frequência o protesto de pessoas importantes do Brasil, reconhecidamente pessoas finas, da elite, que manifestam a sua justa indignação pelo fato de um nordestino sem berço e formação, que fala mal o português e, pior ainda, não sabe falar inglês, francês, alemão, italiano, chinês, japonês, javanês, hebraico e esperanto, portanto, alguém que não pertence ao mundo deles, dirigir o país. Nesse sentido, quem não lembra de um recente, e de grande impacto, movimento, o CANSEI?

Como você sabe, o CANSEI foi um movimento de grande participação popular e que se alastrou por todo o país. Porém, apesar disso e da sua grande importância, houve alguns protestos da população pelos grandes engarrafamentos de trânsito que ele provocou em todas as cidades do Brasil, com o maior deles tendo ocorrido em São Paulo, cidade em que foi criado e onde todas as ruas ficaram intransitáveis por três minutos (acho que foi um pouco menos, mas um pouquinho só).

Diante de algumas dúvidas quanto à importância e validade do CANSEI, a imprensa se apressou em divulgar a participação, inclusive com outdoors espalhados por todo o país, das musas do movimento, Hebe Camargo, Regina Duarte (a namoradinha do Brasil, que ameaçou e não cumpriu, para a nossa alegria, sair do Brasil caso o atual presidente fosse eleito), Ivete Sangalo e Ana Maria Braga, que, como se sabe, são personalidades da mais alta importância em todos os grandes movimentos populares e da cultura brasileira.

Foi sabendo de coisas tão importantes e legítimas como o CANSEI que tomei um susto quando vi a imprensa brasileira anunciar, de maneira muito sem graça, concordo com você, que o Presidente Lula tinha sido relacionado em 18o lugar entre as 50 pessoas mais influentes do planeta. Essa reportagem está correndo o mundo sob o título “A elite global” e alguns colocam como “Os 50 da NewsWeek”.

Caí para trás. Não pode ser. A minha indignação foi imediata.

Em princípio achei que a NewsWeek estava equivocada. Como pode um nordestino sem berço e formação, que fala mal o português e, pior ainda, não sabe falar inglês, francês, alemão, italiano, chinês, japonês, javanês, hebraico e esperanto, ser a décima oitava pessoa mais influente do planeta? Ele não faz parte de nada importante aqui no Brasil, de nenhuma elite, como poderia pertencer à elite do mundo? Fui direto no site da NewsWeek. Li a relação outra vez e, para aumentar a minha indignação, constatei que o diabo da notícia era verdade. Mas isso não pode ser sério. Aí me ocorreu um pensamento maldoso (peço desculpas por isso). Pensei: ele comprou a NewsWeek. Afinal, é uma revistazinha. Não é lida e respeitada no mundo todo e movida somente por princípios jornalísticos éticos como são os nossos jornais e revistas semanais, sob a liderança da Veja. No desespero, ocorreu-me então o seguinte. Vou ver se consigo pinçar algum nome importante da relação divulgada para ver se essa tal de NewsWeek realmente merece alguma credibilidade. Não encontrei nenhum.

1. Barack Obama (presidente eleito dos Estados Unidos)
2. Hu Jintao (presidente da China)
3. Nicolas Sarkozy (presidente da França)
7. Gordon Brown (primeiro-ministro do Reino Unido)
8. Angela Merkel (chanceler alemã)
9. Vladimir Putin (primeiro-ministro da Rússia)
10. Abdullah bin Abdulaziz Al-Saud (Rei da Arábia Saudita)
13. Bill Clinton (ex-presidente dos Estados Unidos)
14. Hilary Clinton (secretária de estado do presidente eleito dos Estados Unidos)
18. Luiz Inácio Lula da Silva (presidente do Brasil)
25. Khalifa bin Zayed Al Nahyan (presidente dos Emirados Árabes)
28. Eric Schmidt (presidente e chefe executivo da Google)
32. Dominique Strauss-Kahn (presidente do Fundo Monetário Internacional – FMI)
37. Papa Benedito XVI (papa da Igreja Católica)
38. Katsuaki Watanabe (presidente e chefe executivo da Toyota)
46. Dalai Lama (líder budista)

Confesso que fiquei surpreso com alguns nomes. Não me consta, por exemplo, que o Dalai Lama seja um homem fino e se destaque no uso de talheres à mesa, condição indispensável para fazer parte da elite brasileira. Será que ele sabe como dispor as taças de vinho tinto, vinho branco e água? Tenho minhas dúvidas. Como pode um homem desse fazer parte da elite global? No Brasil ele não tem nenhuma chance de fazer parte da nossa elite. Danuza Leão e João Dória Jr. não iam deixar mesmo, ainda mais do jeito que ele se veste.

Ao justificar a escolha do Presidente Lula como a 18ª pessoa mais influente do planeta, a NewsWeek diz que, "depois de pegar o Brasil à beira da ruína no início de 2003, o atual presidente hoje governa um país com mais de US$ 200 bilhões em reservas internacionais e com o menor índice de inflação entre os países emergentes”.

Confio cegamente na grande imprensa e na elite do meu país e não vejo como eles poderiam errar. Continuo achando que não pode ser. Tem algum equívoco. Ainda vou descobrir.