Untitled

Luis Yonel do Pias:
bom dia professor ronaldo tudo ben, eu aqui novamente precisando de voce, eu tou fazendo alguns curativos com metronidozle numa lesao que ja foi retarada e ainda manten a fistula, eu fiz do jeito siguiente coloquei uma medicacicao intracanal com PA hidroxido de calcio + metronidazole 500mg em po e propilen glicol sera que tou certo com o preparo? o senhor que me aconselha com o uso deste farmaco o paciente so ta asintomatico mais a fistula ainda nao sumio me ajude com ese dato porque ja quasi tou levando ele pa cirugia bom professor um abrazo upa esquecio canal e distal de molar inferior primeira pela fistulografia e procurie por outro canal mais com certeza nao tem.
professor pode me indicar como o senhor faz o preparo da agua de cal o procedimento de mistura das concentrações.
obrigado professor
abraco
luis

Luis, como bom peruano, quando você fala que a “lesão já foi retarada” quer dizer reparada, isto é, já tem reparo radiográfico da lesão? Ao mesmo tempo você diz que ainda tem fístula. Explique melhor, pode ser? Você também diz que não existe outro canal não localizado.
Essa é a minha sugestão. Prepare bem o canal com hipoclorito de sódio a 2,5%, faça a limpeza do canal cementário (não é patência, é limpeza mesmo, são coisas diferentes) e remova a camada residual (smear layer) com EDTA e hipoclorito de sódio. Irrigue com soro fisiológico, faça uma boa aspiração do canal, secagem com cones de papel e preencha bem com a pasta de hidróxido de cálcio preparada com soro fisiológico (não adicione nenhuma outra substância). Depois que selar o dente e remover o isolamento absoluto, faça uma curetagem da fístula.
Quanto à água de cal, não se preocupe com a mistura das concentrações. Ponha o pó de hidróxido de cálcio em um frasco, adicione soro fisiológico ou água destilada, agite e deixe em repouso. O líquido sobrenadante é a água de cal. Devo lembrar que essa substância não apresenta ação antimicrobiana, portanto não a use no lugar do hipoclorito de sódio.

Deixe um comentário