Chegamos a 100.000 visitas no site. Na verdade, chegamos antes desse momento. É que há cerca de 3 anos, na mudança do servidor que hospeda o site, perdemos alguns poucos mil registros das visitas até então. No Blog da Endodontia, a seção mais visitada, já são mais de 210.000 visitas (também aqui perdemos registros na mudança de servidor).
Pouco, muito? Não sei. Sei que nesse tempo, aconteceram algumas coisas e talvez a mais importante foi que diminuí a frequência nas respostas às colocações/perguntas que foram e são feitas. Nesse processo, é possível que alguns colegas tenham se aborrecido.
Já tive oportunidade de me desculpar algumas vezes por isso. Os compromissos foram ficando cada vez maiores e o tempo disponível menor. Confesso que tem ficado mais difícil. Se não justifica, explica. Não é muito simples manter o site em dia com a quantidade de respostas e textos que tenho que escrever. Com os aspectos positivos e negativos que isso pode representar, é um site mantido por uma pessoa só.
Justamente por não poder responder a todas as questões colocadas, pelo que mais uma vez peço desculpas, procurei contar com alguns colegas do grupo do qual faço parte para me dar mais suporte nesse sentido, mas eles também não possuem tanto tempo disponível. É a famosa correria.
Outra mudança importante foi o ganho de um conteúdo mais político na seção Falando da Vida. Houve quem se manifestasse contra essa nova cara do site usando uma frase que utilizei desde os seus primeiros momentos: “O desejo é um só; “conversar” sobre as coisas da Odontologia, particularmente, da Endodontia”. O colega estava, pelo menos em parte, correto.
O objetivo continua sendo o de conversar sobre as coisas da Odontologia, particularmente, da Endodontia. Porém, também desde os primeiros momentos, já havia essa possibilidade, na verdade um desejo, de falar de todas as coisas, inclusive política. Por isso, desde o início existe a seção Falando da Vida, que objetiva falar, como o nome diz, da vida, na qual a política está fortemente inserida e desempenha papel inquestionável. Dela dependem as nossas vidas.
Sabia que poderia enfrentar alguma dificuldade no meu posicionamento, aliás, manifestada de maneira absolutamente clara por um colega que disse que eu era “um grande professor de Endodontia, mas lamentável nas minhas posições políticas”. Por outro lado, também já houve quem dissesse que, mesmo não tendo o mesmo ponto de vista, aprendeu mais sobre política lendo os textos do Falando da Vida.
Sabia que teria pouca companhia nas “minhas posições políticas”, mas não posso fugir delas. Aos colegas que concordam com elas, dedico os textos, aos que não concordam, se me permitirem, tenho algo a dizer.
Observem que os textos estão somente no Falando da Vida, não interferem em nada no restante do site. Certo ou errado, o pensamento está sempre voltado para o bem estar da maior parte da população brasileira, o povo, do qual faço parte, e para as minorias. Talvez não se possa imaginar o bem que faz e a paz que traz lutar ao lado dos mais fracos. Ao mesmo tempo, sempre procuro colocar links que levam às fontes/comprovações do que é dito.
Reconheço que os textos políticos terminaram ganhando grande espaço, mas posso assegurar que isso se deveu às distorções que promoveram e promovem na forma de fazer política no Brasil.
Tenho o testemunho de todos vocês de que em nenhum momento o endodontiaclinica.odo.br se rendeu a causas menos nobres. Nunca teve interesses ou vínculos que não fossem com os verdadeiros valores da Endodontia, muitas vezes com algum desgaste por bater de frente com interesses menores, infelizmente tão comuns nos tempos atuais.
Por isso, nesse momento em que ultrapassamos as 100.000 visitas no site e mais de 210.000 no blog, acho que temos o que comemorar. Ainda que com as dificuldades apontadas, espero poder continuar conversando com vocês por um bom tempo.
Que realmente 2013 seja um Ano Novo muito feliz.
Grande abraço,
Ronaldo Araújo Souza