Arielly:
olá, professor eu acho que ocorreu um enovelamento da polpa no dente.Não para de sangrar e ta tudo correto na radiografia. Qual a conduta a tomar? vai sangrar por muito tempo??
Arielly, se não há possibilidade de erros no comprimento de trabalho ou desvios, vamos pensar no mais simples. É possível que a polpa esteja enovelada. Tente remover com limas Hedstroem.
oi, prof.
aproveitando o assunto “sangramento”…
dente com indicação de tratamento endodôntico com gengiva invaginada na cavidade
como remover esse tecido mole que atrapalha a abertura coronária???
usualmente, utilizo as próprias brocas da abertura (esférica diamantada, Endo-Z, etc)
desde já, obrigado e parabéns pelo site e pelo blog
Stênio, pode usar um bisturi ou mesmo uma boa cureta.
Após a remoção do tecido invaginado seria recomendado realizar uma reconstrução do tec. dentário perdido, geralmente realizo com resina composta dessa forma o tecido gengival poderá cicatrizar e teremos um melhor controle no conteúdo da camara pulpar. forte abraço e bons tratamentos
Olá
Estou com um problema parecido…
Além da gengiva ter invaginado o sangramento não cessa…
Lendo os comentários entendi que pode estar havendo um enovelamento da polpa, mas a minha dúvida é a seguinte… no rx inicial dente n apresentava imagem circunscrita de lesão e agora com o passar do tempo apresenta… o que pode estar acontecendo??
O sangramento é muito vivo, formando coágulos,essa semana paciente ligou relatando muita dor , receitei AA e AI, hj paciente veio ao consultório com um pouco de inchaco na região, abri, limpei, coloquei medicação + sempre com muito sangramento, receitei ATB e pedi p que retorne seg.
Já estou com esse dente aberto 2 meses, n sei mais o que fazer??
aguardo sua opinião
Desde já obrigada
Boa tarde Sabrina,
Desculpe por não ter respondido antes e te ajudado nessa questão.
Veja só… Você relata que há o desenvolvimento de lesão e sangramento.
Ao ler ser relato podemos estar diante de um quadro de infecção, associado a um quadro de inflamação, com exudato persistente. A dor nesse caso é devido aos mediadores quimicos presentes no processo de inflamação em resposta ao quadro clínico. Nesses casos realizo preparo no sentido coroa > apice, de preferencia com irrigante o Hipoclorito a 2,5%. Após o preparo realizo abundante irrigação com soro para remover qualquer agente quimico agressor e preencho o conduto com Octosporin e aguardo uns 15 a 20 minutos, removo a medicação e observo se há ou não sangramento. Feito isso seco o conduto e realizo a mic com hidróxido de clacio e selamento. após o selamento é conveniente conferir a oclusão caso seja necessário seria sugestivo o ajuste oclusal. Observe se há presença de lesão periodontal. Reveja a anamnese do paciente, se o mesmo apresente alguma alteração sistemica. Espero ter ajudado. Forte abraço,