Outro dia encontrei um colega que me disse que a técnica da condensação lateral estava superada, não se fazia mais. Ele só fazia técnicas modernas.
Confesso, foi interessante observar o prazer e a alegria dele ao pronunciar nomes de aparelhos e técnicas, segundo ele, modernos, e sem os quais você não consegue fazer uma boa obturação. E tome Touch’n heat, Therma Prep, System B, Micro Seal, Down pack, Back fill, etc. O que dizer? Disse que respeitava o ponto de vista dele.
A análise da qualidade das técnicas de obturação é feita baseada em alguns fatores. Hoje, existem técnicas que permitem uma boa obturação do canal, entre as quais, a técnica da condensação lateral. Teremos outras oportunidades para conversar sobre esse tema. Não vou sugerir que leia o capítulo sobre obturação do meu livro, seria uma informação “viciada”. Por enquanto, vou sugerir que você leia o artigo de Sabeti e colaboradores “Healing of Apical Periodontitis After Endodontic Treatment with and without Obturation in Dogs” (Journal of Endodontics, julho de 2006, p. 628-633) clique aqui. Após acompanhamento histopatológico de canais tratados, os autores dizem que “o achado digno de registro do estudo é que não houve nenhuma diferença na cura de lesões periapicais entre canais obturados e não obturados”.
Veja também no Journal of Endodontics de fevereiro de 2007 (p. 96-105) clique aqui, que em uma revisão sistemática e meta-análise, Shahravan e colaboradores afirmam que “a técnica de obturação ou o cimento obturador não influenciam na qualidade do selamento”. No mesmo número, (p. 106-109) clique aqui, na conclusão de sua meta-análise, Peng e colaboradores dizem que “a comparação entre a técnica da guta percha plastificada e a condensação lateral mostra que o sucesso a longo prazo e a qualidade da obturação são similares”.
Nos dias de hoje, sem dúvida, um anúncio dizendo “Rent a car” causa muito mais impacto do que um com “Alugue um carro”, apesar de fazerem a mesma coisa. “Centro de Compras” certamente não tem o mesmo impacto que tem “Shopping Center”. É uma questão cultural da qual as agências de publicidade sabem tirar proveito como ninguém.
Aos poucos a questão da obturação tomará um caminho um pouco mais inteligente. Até lá, sugiro a quem usa a técnica da condensação lateral que passe a dizer que usa “the lateral condensation technique”. Talvez tenha alguma chance de figurar entre os grandes endodontistas.
Prof. Ronaldo
também sou prof de endodontia (30 anos) e foi uma grata surprêsa encontar este texto por aqui. Há uma necessidade dos novos se afirmarem criando conceitos que supõe sobrepor resultados longilevos.