Por Ronaldo Souza
Sorria, você está na Bahia
Não é assim que a Bahia recebe os amigos que a visitam?
Mas sorria também você que não está na Bahia. Sorria porque você está no Brasil e sorria principalmente se você é brasileiro.
Sorria, porque este é o país, este é o cara.
Onde mais você vai encontrar esse sol, esse mar, essas praias, esse céu, essa floresta, essas cores… E onde você vai encontrar esse povo?
Onde você vai encontrar esse povo que, de onde quer que venham, recebe todos os outros povos. Igualmente.
É aqui onde muitos conhecem o abraço. É aqui onde muitos conhecem o verdadeiro aperto de mão. É aqui onde muitos conhecem a diferença e aprendem a não ser indiferentes.
Este é o Brasil. Dos contrastes, das contradições, do sofrimento, mas, quem sabe, como já foi dito, do último povo feliz sobre a face da Terra. Talvez encontremos outro povo como esse ali, logo ali na frente, quando virar a esquina; na África. País irmão, agora mais do que nunca.
E por falar na África, não foi lá a última Copa do Mundo? Viram um pouco melhor o país? Conheceram um pouco melhor a sua história? Motivos para alegria? Não? Então como explicar a alegria estampada naquelas cores, nas vuvuzelas, naqueles rostos, naquele belo contraste de dentes brancos abertos ao sorriso com as peles negras…?
E lá estava quem? Pelé! O Deus negro do futebol? Não. O Deus do futebol. Perto do povo que tantas coisas em comum tem com o povo dele; o povo brasileiro.
Será que foi obra do destino e dos deuses do futebol que, logo após a da África, a Copa seguinte fosse realizada no país que mais guarda semelhança com eles?
Não somos parecidos?
Já andaram pelas ruas de Salvador? E pelas do Rio de Janeiro? Conheceram a Fonte Nova e o Maracanã? Os estádios, não as arenas. Viram as suas arquibancadas em dias de grandes jogos? Parte da África não estava ali?
Foi ontem, é hoje, será mais ainda amanhã. Nada impedirá que esse país seja. Nada impedirá que ele cumpra o seu destino.
O Brasil não é o país da moda. O Brasil é o país de todos os dias. De todos os abraços. De todos os apertos de mão. De todos os sorrisos.
De todos os povos.
Sorria, você está no Brasil.
FELIZ 2014