Arnaldo Jabor e a indignação contra a corrupção do PSDB

 

Por Ronaldo Souza

A imagem dos membros do PT sempre foi associada à de pessoas rudes, ignorantes, sem educação; uma sub-raça. “Vamos extirpar essa raça”, como disse uma vez Jorge Bornhausen, ex-presidente do DEM. Ao contrário, admite-se a condição de elite aos membros de partidos como o PSDB e DEM.

É costume atribuir-se aos mais rudes e ignorantes a falta de modos e maneiras no trato com as pessoas; gente sem classe. O contrário ocorre com aqueles de modos finos, elegantes. 

Não há como não estabelecer um paralelo entre Fernando Henrique Cardoso e Lula. O primeiro, um homem fino, sociólogo, um intelectual da USP, viúvo de uma intelectual, também socióloga, uma mulher de costumes finos. O segundo, um nordestino, semianalfabeto, torneiro mecânico, casado com uma mulher que, mesmo na condição de primeira dama do Brasil, sempre foi (des)tratada como deselegante, descabelada, sem costumes, ralé. Danuza Leão e Eliane Cantanhede que o digam.

Convenhamos, uma diferença colossal. Não pertencem ao mesmo mundo.

Não seria natural que compreendêssemos que não podem se misturar as pessoas desses mundos completamente diferentes?

Alguém pode dizer que exagero. Não, não exagero. Observe esse vídeo e veja o que diz Eliane Cantanhede, colunista da Folha e uma das encantadoras meninas do Jô:

[[youtube?id=kMWVWLn7_tw]]

É ou não é uma gracinha?

Os jornalistas que trabalham ao lado de partidos como o PSDB também devem representar a nata do jornalismo. A sociedade brasileira dorme em paz por te-los como eternos defensores das boas causas, cumprindo fielmente o compromisso de informar e proteger o povo contra os corruptos. A sociedade brasileira se acostumou a ve-los todos os dias e todas as noites bradando contra a corrupção.

Estamos todos perplexos diante dos recentes escândalos que envolvem a maior rede de comunicação do país, a Rede Globo (veja aqui), e o PSDB (aqui), que nessa mesma Rede Globo brada dia e noite contra a corrupção dos outros, muito particularmente do PT e dos governos Lula/Dilma.

Estamos perplexos, mas dormindo em paz. Sabemos que Arnaldo Jabor, Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes, Merval Pereira e Cia não se calarão.

Diante desses episódios de corrupção, temos certeza de que veremos todos os dias na Globo e na Veja aqueles vômitos de indignação, aquela mesma ira típica dos homens que, acima de tudo, doa a quem doer, têm compromisso com a verdade. Temos certeza de que agora veremos todos os dias Arnaldo Jabor, Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes, Merval Pereira e Cia chamando Geraldo Alckmin, José Serra e outros políticos do PSDB de corruptos, bandidos, quadrilheiros, como eles fazem com o PT. Claro que ninguém tem dúvida de que eles farão isso.

Mas, é impre
ssão minha ou tá demorando?