Fratura de instrumento

Sabrina Erthal:
Estou muito nervosa. Estou tratando endodonticamente o dente 26 com as raízes MV e MD curvas e fraturei a lima Hedstrong no terço medio. O que devo fazer?

Sabrina, em primeiro lugar, ter calma. Se você conseguir passar pela lima “todos os problemas do mundo estão resolvidos”. Prepare e obture o canal como se nada tivesse acontecido, o instrumento se “incorpora” à obturação. No caso de não passar pelo instrumento: se for polpa viva, instrumente e obture no limite possível e acompanhe, não faça cirurgia. Se for polpa necrosada: se a fratura aconteceu depois que você preparou todo o canal, você terá chances de sucesso, mesmo que a obturação não seja feita no limite que você gostaria. Se a fratura aconteceu antes de exercer controle de infecção (esse é o papel do preparo do canal), as chances são muito pequenas, quem sabe inexistentes.

5 Comentários para “Fratura de instrumento”

  • Thaís costa disse:

    Estou tratando o canal do 16 e a lentulo fraturou no canal palatino, me ajudem, estou apavorada!

  • Melissa disse:

    Oi, boa tarde!
    Ontem ao instrumentar o canal distal do dente 46 que era atresiado e com curvatura no terço apical eu fraturei uma lima flexível 40,porém eu já tinha feito todo o PQC e estava na última lima e ela fraturou pq ficou aderida a uma das paredes do canal, está muito aderida, eu até tentei removê-la mas optei por deixá-la lá quietinha pq consegui uma boa passagem do lado dela até o CT. Então terminei o PQC dos outros dois canais, mediquei com Hidróxido de Cálcio(Callen)e prescrevi antibiótico e antiinflámatório, hoje o paciente não apresenta dor alguma, diz que está tudo bem e eu vou obturá-lo hoje. Acha que no futuro isso pode ocasionar uma dor,uma lesão ou até à perda do dente? Estou muito preocupada porque foi a primeira vez que isso ocorreu comigo e o paciente em questão é meu familiar.E então, o que vc acha?

  • toshimasa disse:

    Olah estou passando por uma situação dificil.
    Houve uma fratura d elima no conduto em nivel apical não foi possivel a remoção do instrumento optei por incorpora-lo a obturação, estava com um bom Ct.Gostaria de saber se existe algum artigo ou texto q comprove esta tecnica, aprendi na pós mais não se achava nada sobre isso em artigos pela internet.Sei q fratura de lima e comum mais gostaria de ter algo q pudesse mostrar para o meu paciente que é normal e não um *absurdo* como o outro profissional relatou *assustando-o* agora esta na moda processar , então queria algo q pudesse provar para ele e assim me defender do fato.
    agradeçodesde ja a atenção.

  • wagner viana disse:

    Já consegui folgar o intrumento fraturado com o meu Enac para tranpassa-lo ou já removi com o mesmo ultra-som o qual sou fã a 11 anos.Irrigo por 02 consultas com hipoclorito a 5.25% abundantemente e faço uma obturação com guta e cimento bem fluido utilizando o mac´spaden para incorporar melhor o instrumento fraturado a obturação.

Deixe o seu Comentário!

Autentifique-se para publicar o seu comentário.