Warning: Creating default object from empty value in /home/maxvamp/endodontiaclinica.odo.br/blog/wp-content/plugins/view_counter.php on line 52
Osteíte condensante
Pesquisar no blog
Categorias
Comentários recentes
Sobre
Duvidas ou sugestoes, entrem em contato ! Email : ronaldo@endodontiaclinica.odo.br

Osteíte condensante

Claudinei Ribeiro Dias:
Olá prof. gostaria de saber a sua opinião no seguinte caso: Paciente apareceu para retratamento do canal do dente 36. No conduto MV havia um pino metálico,usado para reconstrução da coroa. No R-x periapical oservou-se uma uma área radiolúcida neste mesmo conduto(MV). Enfim, foi feito o retratamento de todos os condutos, na seguinte sequência: desobturação,instrumentação, CD CaOH + pmcc (30dd) e obturação (satisfatória). Agora, após, mais ou menos, dois anos desse retratamento paciente apareceu novamente. Segundo a paciente, esta  precisou de uma cirurgia periodontal, e no R-x panorâmico que o periodontista teria requisitado, teria uma lesão no mesma raiz com o seguinte diagnóstico do Radilogista: OSTEÍTE CONDENSANTE RAREFACIENTE. Qual a conduta deverei tomar? um novo retratamento? Cirurgia? Agradeço a sua ajuda. Abraços.

Claudinei, a osteíte condensante é uma reação à infecção de baixa intensidade localizada no canal, que se manifesta radiograficamente através de radiopacidade mais intensa e difusa do osso periapical. Assim, a conduta recomendada seria o retratamento.

4 Comentários para “Osteíte condensante”

  • ricardo passos disse:

    Claudinei quando vc relata imagem radiolúcida no conduto MV, vc quis dizer na regiaçõ apical da raiz mv? Sendo positivo, não retrataria os canais, mesmo estando no laudo do radiologista com Osteite Condesante, pois esse exame não é conclusivo apenas sugestivo.A Osteoclerose periapical idipática tem imagem muito parecida. Agora, se o paciente relata algum sintoma ou sinal clinico , o retratamento teria que ser feito.

  • cristina disse:

    Durante um tratamento de canal foi diagnosticado osteite condensante o dentista diz que terminando o canal resolve o problema mas a anestesia não pega de jeito nehum e sinto muita dor (choques profundos)não aguento mais tratar! Pois não suporto a dor o que fazer?

  • Anna Paula disse:

    Doutor, minha paciente necessitou de fazer tratamento endodontico do elemento 46, ao ser radiografado encontrou-se uma imagem radiopaca que parecia ser osteoclerose idiopática. Depois de uns dois anos, necessitou retratar esse canal (que não havia lesão radiolúcida, mas estava aquém do apice). Foi feito o retratamento que ficou satisfatório e depois de reconstruir a parte coronária com uma RMF (bloco), começou a queixar de dores ao mastigar. E essa dor, pelo relato dela, se agudizou. A imagem radiopaca aumentou de tamanho. A paciente tem bruxismo também. Poderia essa dor ser causada pelo tal bruxismo? O que fazer nesse caso, em que já apliquei tratamento medicamentoso e ela ainda relata dor?

  • Marcelo disse:

    Bom ! Gostaria de saber o que seria possivel na osteite condesante se o mesmo queixa de dor e anestesico nao faz efeito , o tratamento indicado para essa realidade apresentada pelo caso realtado acima da colega acima ! Obrigado !

Deixe o seu Comentário!

Autentifique-se para publicar o seu comentário.