Convite para Sessão Clínica

Caros Colegas,

Estamos concluindo a nossa oitava turma de especialização em endodontia, e caminhando para iniciar mais uma. Como é natural em qualquer atividade docente, a cada turma que encerramos buscamos corrigir falhas detectadas ao longo do curso, fazendo ajustes para inserir ou retirar atividades e conteúdos que mereçam maior ou menor atenção, sem perder de vista as particularidades de cada turma.

Esse processo deve ser dinâmico, sabendo que também dinâmica tem sido a evolução da especialidade, que ano após ano vem lançando no mercado uma infinidade de técnicas e instrumentos para a abordagem dos canais. Esta velocidade, nem sempre bem embasada, traz muita inquietação ao clínico que no dia a dia dos consultórios começa a ter a sensação de que está ficando defasado. A inquietação pode motivar o profissional a buscar sempre mais, como também pode deixá-lo imóvel, sentindo-se cada vez mais fora do trem da evolução.

Para nós professores esta situação torna-se muito clara toda vez que ex-alunos nos procuram para discutir algum caso e invariavelmente concluem a conversa perguntando se não há como fazer algum curso para reciclar ou mesmo conhecer novas técnicas e instrumentos. Ainda durante estas discussões, percebemos que há um desejo de trazer casos para ouvir uma segunda opinião, para saber como e porque mudar uma determinada abordagem que aparentemente não está surtindo o efeito desejado.

Partindo desta observação que iniciamos na última turma uma atividade que intitulamos de “Sessão Clínica”. Durante estas sessões os alunos apresentam casos realizados no curso ou mesmo em seus consultórios, que trouxeram grande dificuldade para a resolução, ou em que houve a necessidade de lançar mão de alguma técnica ou instrumento diferente do corriqueiro. Também casos de insucesso são apresentados, levantando a discussão do porque não se chegou ao sucesso, e o que poderia, ou pode, ser feito para tentar conduzir na direção do reparo. Quem apresenta os casos tem que estar sempre aberto a ouvir críticas e sugestões, e quando necessário, contra-argumentar bem embasado.

O resultado tem sido muito proveitoso e o que os alunos passam a perceber, que um profissional sério e experiente já sabe, é que as dificuldades clínicas que ocorrem em um consultório, ocorrem em todos, só que como não são socializadas, ficam guardadas entre quatro paredes trazendo angústia ao profissional, particularmente ao mais jovem, sem trazer a possibilidade de ouvir sugestões ou mesmo críticas que possam levar a uma mudança de abordagem.

Motivados por estes resultados, decidimos iniciar uma atividade também intitulada “Sessão Clínica”, só que desta vez aberta a todos os ex-alunos de especialização em endodontia da ABO, havendo também a participação dos alunos que estiverem cursando o aperfeiçoamento, além dos monitores da graduação do Curso de Odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. A atividade será limitada a este grupo para que todos fiquem à vontade para apresentar seus casos, abrindo-os à discussão.

Sabemos que após a conclusão dos cursos, os alunos seguem seus caminhos, optando pelas filosofias ou técnicas de trabalho que melhor se adaptem às suas necessidades e realidades. Este é um dado que pode enriquecer ainda mais as discussões que por ventura venham a surgir durante as sessões.

A ideia é reunir uma vez a cada quatro meses, sempre numa sexta-feira à tarde, das 14:00h às 18:00h, complementando a atividade com um happy hour. Este intervalo de quatro meses faz com que possamos sempre reunir bons casos clínicos, e que possamos também programar nossas agendas com antecedência, abrindo mão de um turno para discutir, aprender e confraternizar.

Neste primeiro encontro, que está programado para a sexta-feira 23/11/2012, nós vamos levar alguns casos nossos, e alguns alunos foram convidados para apresentar casos seus. A partir deste momento, a apresentação estará franqueada a todos, bastando apenas dar seus nomes para montarmos a programação da segunda sessão, que deve ocorrer em março de 2013.

Para tornar o evento dinâmico, cada apresentador terá 20 minutos para expor o seu caso clínico, e em seguida haverá mais dez minutos de discussão. As apresentações serão em power point, e ocorrerão na sede da ABO-Ba. O happy hour poderá ser no Caminho de Casa, mas estamos abertos a sugestões!

Contamos com a presença de vocês, e pedimos que quem deseje comparecer à Sessão favor confirmar a presença através do e-mail: dantasendo@yahoo.com.br. Esta confirmação é importante para que possamos reservar uma sala adequada ao número de participantes.

Grande abraço, e nos veremos em novembro!!

João Dantas
Professor de Endodontia do Curso de Odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e dos Cursos da ABO-BA