CP Drill

Fábio Nunes
Prof. Ronaldo, tratei um molar inferior (elemento 36), utilizei as brocas CP Drill para o preparo cervical (a vermelha e a azul) e infelizmente ocorreu uma comunicação com o periodonto dessa região, sem contar que tenho percebido que realmente há a formação de degraus… O senhor não acha que devemos repensar a utilização dessas brocas?

Olá Fábio,
No ano passado, antes mesmo da CP Drill ser lançada, conversei em Ribeirão Preto com os seus idealizadores, os professores Capelli e Pécora, sobre algumas questões da CP Drill e um dos pontos foi esse. Já tínhamos observado na microscopia de varredura a necessidade de modificação na ponta da broca.
Além dos cuidados que temos que ter ao utilizar qualquer instrumento rotatório, eles devem ser redobrados quando se trata de instrumentos recém-lançados, até chegarmos a usá-los com mais segurança. Além disso, tenho orientado fazer patência do canal após o uso da CP Drill para fluir mais com o preparo. Certamente teremos que observar todos os aspectos para conhecer mais e tirar proveito do instrumento.
De qualquer forma, entrei em contato com o Prof. Capelli e transcrevo o pedido dele;

Caro Ronaldo
Peço que vc faça a gentileza de pedir para este aluno enviar estas brocas para Injecta para que sejam analisadas e enviadas para a FFDM na França.Se existe algum problema com a ponta destas brocas deve ser um caso isolado ou alguma caixa que ficou daquele lote inicial que detectamos o problema com a ponta. Depois disso, a alteração foi feita e nunca mais houve reclamações. Por isso creio que este Kit seja daquele lote de pouco mais de 40 caixas.Obrigado por sua preocupação e colaboração. Caso vc saiba de mais algum caso por favor me avise!
Forte abraço
Capelli

6 thoughts to “CP Drill”

  1. Usei estas brocas e vi que sao muito perigosas. Sem noçao! Perfurei o dente e estou agora com um problema serio para resolver. Soube que a Injecta ate deixou de produzir-las.

  2. Utilizo a broca quase em todos os meus pacientes e nunca tive nenhum tipo de problema. É ótima quando utilizada corretamente. Não concordo com o nosso amigo que disse ser muito perigosa, pois se utilizados de forma incorreta, podemos perfurar um dente com qualquer tipo de broca.

  3. Gostaria de saber qual a rotação ideal para a utilização da broca CP DRILL. Meu protocolo de costume é utilizar as brocas de Gates nos preparos das entradas dos condutos radiculares, e tenho a intensão de substituir as Gates pela CP DRILL, porém me falta maiores informações nesse sentido da velocidade a ser utilizada.
    Agradeço e aguardo
    Abraços
    Rubens

  4. Boa tarde,

    Espero não estar atrasado, mas mesmo assim teitarei ajudar os colegas.
    Em primeiro lugar concordo com o Prof. Ronaldo em relação ao cuidado quando utilizamos instrumentos rotatórios.
    Nossa atenção deve ser redobrada, ainda mais em se tratando de instrumentos acionados a motores convencionais a ar comprimido (pneumáticos).
    Realizei um estudo in vitro, com 24 unidades, e não tive problema com as CP Drill. Porém sugiro que para realizar o desgaste anti-curvatura a utilização dos instrumentos Pre RaCe da FKG. Distribuidos pela Labordenta.
    Se analizar bem todos os sistemas automatizados possuem instrumentos destinados ao preparo previo do terço cervical.

    Para maiores informações poderá visitar o artigo: http://arturpaiva.blogspot.com.br/#!/2011/05/cirurgia-de-acesso-ac-molares.html

    Um forte abraço para todos,

    Artur Paiva Neto.

    Espero ter ajudado.

Deixe um comentário