Marcos:
Prof. Tratei o canal do 15(polpa viva)paciente estava com pulpite, Primeira consulta fiz o acesso, pulpectomia e medicação intracanal, segunda sessão odontometria instrumentação medicação intracanal selamento, 15 dias após a primeira consulta paciente retornou assintomática quadro estável e normal fiz a obturação, radiografia final, tudo ok tudo certinho, mas para minha surpresa paciente retornou com dois dias queixando-se de dor ao toque resolvi realizar um alívio articular e para surpresa maior ainda sentia dor ao estímulo da turbina fiz anestesia e realizei alivio articular mas a paciente continua com a sintomatologia. Pode me elucidar o ocorrido? Aguardo Resposta
Marcos, você diz “radiografia final, tudo ok tudo certinho”, mas mesmo assim vou perguntar, porque há quem ache que só está “certinho” se houver extravasamento. A obturação ficou muita próxima do ápice, no limite ou houve extravasamento? A polpa foi realmente removida ou teria ficado enovelada no CT? Alguma chance de outro canal que não foi tratado? Possibilidade de fratura (acontece com frequência com os premolares)? Dê uma conferida nessas possibilidades.
Prof. está muito próximo do ápice. Mas, realmente desconfio de um canal acessório que se ramifica no terço médio do canal principal . Nesse caso indicação de retramento?
Mesmo se houver canal acessório, nao justifica a dor. Uma vez a camara aberta, depois de todos os procedimentos nos outros condutos, não há chance de tecido pulpar nesse canal acessório. Esse elemento com certeza nao responde aos testes térmicos, somente á mastigação correto? Pode ser fratura radicular vertical, caso houve excesso de força durante a obturação. Verifique novas radiografias verifique se não houve perda óssea lateral ou algum achado aparente! Abraço
Pelo que entendi o caso é recente e acredito que ainda não houve tempo para perdas ósseas.Se a dor é apenas à percussão, talvez seja um caso de sobreobturação.Mesmo radiograficamente parecendo dentro do canal, quando a obturação está muito perto do ápice ela pode na verdade estar além já que o forame nem sempre coincide com o ápice radigráfico.Se for esse o caso acredito que a dor seja temporária e deve ser controlada com alívio oclusal e medicação.
Concordo com o Luca quando diz que canais acessórios não causariam essa dor, talvez sim um outro canal não localizado.Espero ter ajudado. Abçs!
Muito legal a participação de voces. Só queria lembrar que não falei em canal acessório e sim em “alguma chance de outro canal que não foi tratado”, como foi colocado por Renata.
As colocações/respostas estão saindo tão boas que acho que daqui em diante posso deixar por conta de voces. Muito bem.
Renata não houve sobreobuturação, pode ter ocorrido um extravasamento de cimento,mas como você citou a dor seria temporária, realizei alívio oclusal.
Lucas, realmente me lembro que forçei um pouco na obturação, radiograficamente não percebo sinal de fratura muito menos reabsorção(recente). Seria bom se pudesse postar a radiografia , ai escanearia e colocaria aqui, e ai professor? tem como?
OBS: Essa paciente tem um histórico de sintomatologia dolorosa periódica com duração determinada, generalizada, nas unidades,de causa idiopática, ja vem de outros colegas sem diagnóstico. Ela tem um fator psicológico relevante.
Tem sim Marcos. Pode mandar a radiografia que eu ponho no blog.
Isso já aconteceu comigo também e suspeitei de uma pericementite, comum em casos de bio e em pré molares pelo que percebi, e a maneira que consegui resolver isso foi medicando com dexametasona por 3 dias. Espero que tenha ajudado!Abraço..
Olá, estou com um caso bem parecido e tenho quebrado minha cabeça para resolvê-lo. Realizei a endo corretamente, radiografia mostrando obturação completa e correta. Após 15 dias, a paciente voltou relatando dor na mastigação, radiografei novamente e não notei nada diferente. Então, como a dor continuou, resolvi fazer retratamento desse dente. Agora, a paciente me relatou que está com sensação dolorosa, na mastigação, e nas variações de temperatura. O que faço???
Tente irrigar com hipoclorito a 5,25%.Se for algum canal acessorio ou resistencia bacteriana no interior do canal um hipoclorito mais concentrado pode ajudar.Me ajudou.