Renata Friedman:
Olá prof. Ronaldo. Tive um caso de um 17 recentemente que por enquanto está tudo bem, mas me fez pensar. Era uma bio com sintomas de pulpite. Eu acessei e consegui preparar e obturar o P e o Mv, porém o Dv eu não achei nem mesmo a entrada do conduto. Resolvi marcar uma segunda consulta e continuar procurando até que achei uma entrada. A lima 15 não desceu de jeito nenhum, então tentei uma 10 com auxílio de glicerina pra lubrificar e ela desceu cerca de 5mm, mas fraturou. Tentei ultrapassá-la sem sucesso e achei por bem encerrar o tratamento e acompanhá-lo. A minha dúvida é: o que fazer se essa paciente voltar com dor se eu não consigo ultrapassar ou remover esse instrumento? Não havia contaminação no canal, já que era bio, mas tb não foi feita a biopulpectomia.Aguardo retorno. Um grande abraço.
Renata, a primeira coisa a dizer é que nesses casos não tente com a 15. Vá com a 08, com manuseio muito delicado do instrumento. Não parece provável que ela volte com dor nesse momento. Se acontecer, veja que tipo de dor é (espontânea, percussão, etc), para então estabelecer o que fazer.
OLÁ RENATA! Vc teve dificuldade de encontrar o mv? No rx periapical vc consegue ver alguma luz do canal? Vc poderia solicitar uma TCCB (tomografia computadorizada cone beean).
Oi Ricardo! Eu não tive dificuldades com o MV. Eu não via a luz do canal,mas acredito ser pela sobreposição de imagens e por não se tratar de uma paciente tão jovem. Eu não recorri a TCCB pq o dente está quietinho e acho que neste caso não me ajudaria muito já que a ideia é não fazer nada, além de proservar. Um abç!