Prof. Ronaldo!
Admiro muito seu trabalho, seus conceitos e principalmente a sua forma de posicionamento. A questão da Sessão Única, a meu ver, reside no fato exatamente do poder da medicação intracanal. Ou seja no poder atribuído a ela como algo que vai complementar a ação química e mecânica do preparo. Fico decepcionado ao ver que a discussão desta questão fica rondando com assuntos do tipo, anatomia complexa, tempo do paciente na cadeira, questão econômica, marketing. Acho que são qustões que sim aé devem ser consideradas mas são tangentes ao ponto central. Eu consigo uma desinfecção intracanal maior com o uso de um Mic? E qual seria esta MIC? Como diferenciar um insucesso endodôntico de uma desinfecção intracanal insuficiente de um possível biofilme extra radicular? Acredito também que a filosofia da sessão única não deveria estar acorrentada à questão matemática de ter que ser em uma sessão. Quando perguntado se faço em sessão única respondo que sim, em 100% dos casos, o que não quer dizer que faço todos os casos em uma consulta só. Humildemente espero ter contribuído de alguma forma, um grande abraço com profunda admiração
Rodrigo Torriani
Rodrigo, postei o seu comentário para gerar discussão. Os colegas estão convidados a fazer as suas considerações, inclusive você se quiser acrescentar mais alguma coisa.
Digo sempre ao meu paciente que meu objetivo é fazer o melhor trabalho possível e não o mais rápido.Se o canal me permitir uma sessão única, ótimo, se não marco uma segunda e até uma terceira sessão dependendo do caso.Mas não pq acredito que este ou aquele caso mereça a ação da MIC, mas pq há sangramento ou secreção no canal,pq não conquistei uma curvatura, pq não alcancei o terço apical. Acredito que se o canal já está totalmente preparado deve ser obturado na mesma sessão. Se não for possível a MIC ao meu ver serve mais de barreira física a uma provável contaminação entre as consultas do que uma continuação da desinfecção do canal.
Claro que não sou dona da verdade, essa é apenas a postura da escola em que me especializei e tem dado certo até agora. Tenho tido casos de insucesso sim com sessão única, mas em múltiplas sessões tb. Graças a Deus são poucos nos dois casos e ainda não pude associar a nenhuma situação específica do tipo : “sempre acontece em dentes com lesão”.
Um abç.
Renata