Fratura radicular

Renata Friedman:
Eu recebi uma paciente com cerca de 18 anos, cuja queixa principal era ligeira mobilidade do 11, o qual segundo a paciente tinha histórico de trauma de alguns anos e a mobilidade está presente desde então. Ao exame clínico confirmei a mobilidade e pequena sensibilidade a percussão, porém com vitalidade, respondendo positivamente ao teste térmico. No exame radiográfico observei imagem sugestiva de fratura transversal em terço médio separando o terço apical, que não mostrou imagem de lesão.O que devo fazer? Acompanho ou trato o canal?

Renata, tendo em vista que a polpa dá sinais de vitalidade pulpar, e sendo “trauma de alguns anos” como você relata, já não deveria haver essa mobilidade. Foi feito o teste de sensibilidade com gás refrigerante (Endo-Frost, Endo ice)? Há algum indício de formação de tecido mineralizado? Como está na imagem radiográfica o espaço do ligamento periodontal próximo às margens da linha de fratura? Algumas respostas são necessárias para um melhor posicionamento. Tomando como base as suas informações e sendo fratura transversal em terço médio, confirmando-se a vitalidade pulpar, acredito que seria interessante não tratar o canal e fazer uma contenção para evitar a movimentação do dente, pois ela dificulta a formação de tecido mineralizado e promoção do reparo da fratura.

3 thoughts to “Fratura radicular”

  1. renata ,caso confirme o teste de sensibilidade positivo, seria interessanate avaliar a saúde do periodonto como a presença de algum trauma oclusal, afinal deve ter um deslocamento coronário fruto do trauma relatado pelo paciente.Lembre-se que o teste de sensibilidade é subjetivo o que muitas vezzes atrapalha no diagnostico. Existe alteração de cor na coroa dentária?

  2. O teste de vitalidade foi feito com o Endo-Frost, por duas vezes em consultas diferentes.Não vi nenhum sinal de mineralização, alteração de cor e o espaço do ligamento me pareceu normal, sem nenhum espessamento.Eu escolhi acompanhar, mas não tinha pensado na contenção e achei a observação do professor bastante pertinente de forma que vou realizá-la e checar a questão do trauma sugerido pelo Ricardo. Obrigada pela ajuda de ambos.

  3. renata na imagem rx que sugere a fratura radicular,os 1/3 apical e médio radicular estão alinhados? Que tipo de contenção vc utilizou ? Pelo tempo que ocorreu o trauma e o atendimento vc acredita que possa ocorrer a solidificação desta fratura? O que acho estranho é a resposta de sensibilidade +. Observe no rx se não existe alguma imagem sugestiva de alguma reabsorção, tanto na parte media como apical da raiz. Desculpe está de interrogando tanto, mas tenho muito interesse por esse assunto. abraço ricardo

Deixe um comentário