Boas Festas
Anoiteceu, o sino gemeu
A Gente ficou feliz a rezar
Papai Noel, vê se você tem
A Felicidade pra você me dar.
Eu pensei que todo mundo
Fosse filho de Papai Noel
E assim felicidade
Eu pensei que fosse uma
Brincadeira de papel
Já faz tempo que pedi
Mas o meu Papai Noel não vem
Com certeza já morreu,
Ou então felicidade
É brinquedo que não tem
O que você acabou de ler é a letra da música de Assis Valente*. Composta em 1932 é tida por alguns como a música mais bonita de Natal (Clique aqui para ouvir) . Viu como é bonita?
Você sabia que Papai Noel é uma criação atribuída a uma peça publicitária da Coca-Cola? Talvez isso não importe muito, ou até mesmo não importe. O que importa, isso sim, é o famoso “espírito” de Natal.
Sempre gostei, e gosto, muito do Natal. A confraternização, os amigos, a família, a ceia, enfim, um clima maravilhoso. Nunca foi difícil de encontrar esse espírito de Natal entre nós. Constituimos um segmento da sociedade que tem acesso aos meios que permitem isso. Mas, será que há outros “natais”, ou será que para muitos não há Natal?
Na minha infância, em Juazeiro (Bahia), em mais uma manhã de 25 de dezembro, brincando na calçada da minha casa com o presente que Papai Noel tinha deixado para mim, perguntei a Dito por que ele não estava brincando com o dele, e a sua resposta foi que Papai Noel não tinha passado na casa dele.
Era uma criança de cor negra, pobre e morava na segunda casa à direita da minha. Um detalhe: o maior amigo de minha infância. Papai Noel estava sentado no batente da minha casa (quem morou em cidade do interior sabe o que é batente) curtindo a minha brincadeira e presenciou esse diálogo. Levantou-se, foi a algum lugar e trouxe um presente para Dito.
Naquele dia, mesmo sem saber, meu pai me “mostrava” a música de Assis Valente, que eu já cantava. Achava bonita aquela música, mas, é evidente que não “via” o seu real significado.
Certamente, para Assis Valente o Natal deveria ser algo mais do que tem sido. Se ele estivesse vivo talvez gostasse de saber que alguns milhões de brasileiros terão um Natal um pouco melhor.
Feliz Natal.
*Assis Valente (1911-1958), considerado (ao lado de Dorival Caymmi) o compositor baiano mais importante até o advento da Bossa Nova. É possível que você já tenha ouvido alguma música dele sem saber.