O luto cansado das atrizes da Globo

Por Lino Bocchini, na Carta Capital

Barbara Paz postou duas imagens no Instagram na tarde desta quinta-feira. Estão na foto Carol Castro, Rosamaria Murtinho, Nathalia Timberg, Susana Vieira e Bárbara

A atriz Bárbara Paz postou duas fotos em sua conta de Instagram nesta quinta-feira com a legenda: "Atrizes em luto pelo Brasil". Na primeira imagem estão Carol Castro, Rosamaria Murtinho, Nathalia Timberg, Susana Vieira e a própria Bárbara, todas de preto e com expressão triste.  Na segunda imagem aparecem apenas Rosamaria, Nathalia e Susana Vieira. A iniciativa é uma espécie de protesto artístico das atrizes por conta do voto de Celso de Mello ontem no julgamento do "mensalão", que reabriu o julgamento para 12 réus do processo. (colaborou José Antonio Lima).

Os intelectuais do meio artístico aderem ao protesto

Por Ronaldo Souza

Outros artistas de grande importância para o cenário cultural do país, como o cantor Xandy e a dançarina Carla Perez, começam a aderir ao luto como forma de protesto ao voto do Ministro Celso de Mello. Certamente outros o farão.

   

Veja o comentário de Claudio Freire feito no Blog do Nassif 

Não vestiram luto quando o governo federal sob FHC comprou a reeleição no Congresso Nacional…

Não vestiram luto quando o governo federal sob FHC realizou as privatizações que ficaram conhecidas como Privataria Tucana, e deram poder a um câncer chamado Daniel Dantas…

Não vestiram luto com as roubalheiras de José Arruda em Brasília, parceiro de José Serra…

Não vestiram luto quando o STF livrou Daniel Dantas e vários tucanos da Operação Satiagraha…

Não vestiram luto quando livraram Marconi Perillo do envolvimento com a máfia de Carlos Cachoeira/Veja…

Não vestiram luto quando o governo do PSDB paulista sob Mario Covas, Serra e Alckmin desviaram durante 20 anos dinheiro nas licitações do Metrô e da CPTM…

Agora vestem luto quando o STF simplesmente confirma o uso de um dispositivo confirmado pelo Congresso há poucos anos atrás.

Patéticas. Poderiam aproveitar o luto e cobrar que a empresa onde trabalham não sonegue impostos.

E tudo isso me fez lembrar do movimento CANSEI, uma forma de protesto ao governo Lula à época. 

Também com grande apoio da mídia, partidos da oposição, elite brasileira, intelectuais (onde se incluem publicitários como Nizan Guanaes, dando uma ajuda importante na elaboração do protesto, na confecção de peças publicitárias), o CANSEI teve como musas inspiradoras artistas renomadas como Hebe Camargo, Ivete Sangalo, Regina Duarte e Ana Maria Braga, a apresentadora que usa modelitos inspirados em tomates.

À época não se conseguiu explicar o completo fracasso do movimento, mesmo com a participação de tantos importantes artistas também com grande contribuição cultural para o país.