Untitled

Pergunta de Max:

Ao proceder a obturação e na radiografia de qualidade de obturação verifiquei que o cone passou do ápice, retirei os cones e então fechei temporariamente com medicação intra canal de hidróxido de cálcio… três dias após fui refazer a obturação, mas ela estava com sensibilidade no dente, possivelmente pelo cone ter passado o CT gerou uma pericementite e eu deveria ter receitado antiinflamatório por 3 dias para diminuir tal inflamação e então proceder a obturação do canal, estou certo ?? Eu não obturei na sessão posterior e a paciente está com hidróxido de cálcio e receitei diclofenaco sódico 50mg – 3 dias. e pretendo obturar após 7 dias da sensibilidade, estou seguindo um protocolo adequado ? desde já agradeço pela atenção.

R. A “nova” obturação poderia ser feita na mesma consulta em que tirou os cones. Se não desse mais tempo, faria o que você fez, medicação com hidróxido de cálcio. Na outra consulta, que você agendou para três dias depois, mesmo com sensibilidade (dor intensa não), você poderia ter feito a obturação (lembre que ela não teria sido feita por questão de tempo). A sensibilidade é resultante de atos operatórios que se somam (obturação, ultrapassagem do cone, desobturação), mas não contraindica necessariamente a obturação. Se a dor for acentuada mantenha a medicação sistêmica, se não for, pode suspender. No prazo que você deu, pode obturar.

Esta é uma resposta bem sucinta, mas, como sua questão é muito interessante e sei que existem muitas dúvidas nessa hora, em breve escreverei um artigo sobre cada possibilidade dentro da sua colocação e postarei no Conversando com Clínico.

Deixe um comentário