É mais do que natural defendermos os nossos pontos de vista. Temos as nossas convicções e o direito de defende-las. Parece, no entanto, não ser recomendável que diante da ausência de evidências, ou, pior ainda, na presença de evidências contrárias insistir com eles.
Outro dia estava lendo um desses textos escritos em jornais da classe (página inteira) e me deparei com esse trecho: “a conhecida técnica de obturação de condensação lateral tem dado lugar às técnicas, como obturação com cone único, obturação por meio da termoplastificação da guta percha com a utilização de aparelhos condutores de calor… melhor preenchimento do sistema de canais radiculares com a obturação, pelo preenchimento dos canais laterais, secundários reduzindo e combatendo a infecção e aumentando o índice de sucesso do tratamento endodôntico”.
Percebe-se sem grande dificuldade que o texto descarta a técnica da condensação lateral e enaltece as vantagens das outras técnicas citadas. Não pretendo entrar no mérito da questão quanto às eventuais vantagens ou desvantagens das técnicas, até porque não é isso que me preocupa. Preocupam-me, mais uma vez, os argumentos utilizados, pela simples razão de que não encontram o devido respaldo nos tampos atuais. Quantos terão lido esse texto (lembre que foi publicado em um jornal da classe) e principalmente, quantos jovens em processo de formação o terão lido?
Vou me ater só a uma pequena parte dele.
Tendo em vista que os canais laterais e secundários (representando os canais que não sejam o principal) são citados separada e especificamente, devo deduzir que ao dizer o “preenchimento do sistema de canais radiculares com a obturação” o autor está se reportando aos túbulos dentinários, concorda comigo?
Sendo assim, algumas perguntas me vieram à mente:
1. Quais são os trabalhos que comprovam que os túbulos dentinários são de fato preenchidos?
2. Quais são os trabalhos atuais que comprovam que realmente os canais laterais, secundários, são de fato preenchidos?
3. Quais são os trabalhos atuais que comprovam que a obturação combate a infecção?
4. Quais são os trabalhos atuais que comprovam que a obturação aumenta o índice de sucesso do tratamento endodôntico?
Há muitas coisas a discutir sobre esse tema, mas é impressionante como, sem nenhum trabalho que o tenha comprovado, ainda se insiste na ideia de vedamento hermético e matar bactéria com a obturação.
Recomendo a leitura de pelo menos esses dois artigos:
Barthel CR, Zimmer S, Trope M. Relationship of Radiologic and Histologic Signs of Inflammation in Human Root-filled Teeth. J Endod 2004:30(2);75-79.
– “Não se encontrou nenhuma relação entre canais laterais ou acessórios não obturados e a presença ou ausência de lesão periapical”.
Ricucci D, Siqueira Jr, JF. Fate of the Tissue in Lateral Canals and Apical Ramifications in Response to Pathologic Conditions and Treatment Procedures. J Endod 2010:36(1);1-15.
– “Nossas observações histopatológicas demonstraram claramente que os canais laterais nunca estavam completamente preenchidos por materiais obturadores”.