Fabio:
Prof,gostei demais do Blog que conheci hoje mas ja coloquei nos meus favoritos. Sou cirurgião dentista há 10 anos e especialista em endodontia há 3. Tenho uma pergunta ao senhor um tanto espinhosa: os convenios “exigem” uma garantia do canal por 2 a 5 anos (dependendo do convenio) e já ouvi alguns colegas de várias especialidades (inclusive de endo) dizendo que temos sim de dar garantia no nosso tratamento. E qual é a opinião do senhor? Desde já agradeço sua atenção!
Fabio, fico feliz por saber que você gostou do Blog.
Não consigo ver como dar garantia de um tratamento, seja pelo prazo que for. A qualidade do tratamento endodôntico então terá que ter um prazo de garantia, de validade, como um produto de supermercado? Se a lesão periapical, por exemplo, não desaparecer em 2 anos, o paciente ou o colega que o encaminhou só poderá reclamar quando se completarem os 5 anos, esperar os 3 anos restantes?
A garantia que o endodontista tem que dar é a de que o paciente será respeitado e a melhor maneira de fazer isso é, além de um tratamento respeitoso à sua condição de ser humano, dar a ele o melhor do profissional. Respeito (ao paciente), competência e dignidade (do profissional). Essa é a tríade guiada pela consciência e formação de cada um. É possível que se fosse assim talvez nem precisássemos de código de ética. Infelizmente, porém, os que não pensam exatamente assim estão por aí, inclusive dando aula.
Quando o tratamento endodôntico é realizado, quem o faz só pode pensar que será para o resto da vida do paciente. Mesmo que, por razões diversas, nem sempre isso é possível.
professor Ronaldo:
penso como o senhor. Por isso que nao falo do serviço dos outros,tento fazer o meu melhor e tb espero que meu serviço seja “eterno”, porem, sei que isso é muito dificil.
Se tivessemos mais professores como o senhor a odontologia seria mais humana e menos mercantilista e competitiva. Ouvir bobeiras como “tal professor é bom,me ensinou fazer endo de molar em 30 minutos”. e dai?! Um professor meu da epoca de graduação me disse algo que nao esqueço nunca: “melhor atender 1 bem atendido que 10 mais ou menos”.Meu pai,dentista há quase 40 anos sempre me diz: “trate todos os pacientes como se fosse sua mãe.”
pequenos conselhos que eu levo pra vida. e gostei tb da sua “triade”,peço permissão para leva-la tb!!! um abraço e fique com Deus.