Renata Friedman:
Paciente me foi encaminhada com queixa de dor ao mastigar no 46. Não conseguia morder certos alimentos como a amada farofa. O clínico já havia feito o alívio oclusal sem sucesso. No rx havia restauração distante da polpa, sem sinal de infiltração. Durante exame verifiquei sensibilidade aumentada ao frio, ligeira sensibilidade ao calor e dor à percussão. Decidi abrir e fazer a endo, sessão única. Dois dias depois ela me liga dizendo estar ótima, todos os sintomas sumiram. Porém, 7 dias houve dor espontânea pulsátil e dor à mastigação novamente. Ainda não a vi. Como explicar essa recaída?
Renata, a primeira coisa é examinar a paciente outra vez. Pode ser o próprio dente tratado como algum outro. Diante de novo exame e novas informações, se você mesma não fechar o diagnóstico, faça novo contato. Tentarei ajudar.
Professor Ronaldo está certo, precisa colocar o paciente na cadeira de novo e analisar ele como um todo…pode ser outro dente, pode ser um 4o canal,pode ser tanta coisa…
A paciente retornou pra exame e a queixa dessa vez foi que ela fez o anti inflamatório e analgésico, como eu prescrevi antes de avaliá-la, a dor cessou e voltou com muita intensidade cerca de 3 ou 4 dias depois de terminada a medicação. Ela descreveu como uma pressão, como se houvesse algo entre os dentes e desta vez ela tb observou um desconforto seguido de ingestão de alimentos quentes. Ao examiná-la houve dor à palpação e percussão e nenhuma alteração térmica no dente em questão ou nos vizinhos e antagonistas, nenhum deles apresentava cáries ou restaurações extensas ou profundas. A gengiva não apresentava bolsa, mas ela se queixou muito ao tocar com a sonda a vestibular e principalmente as proximais deste dente e houve ligeiro sangramento.Radiograficamente tudo normal, o canal estava aparentemente bem obturado, nenhum espessamento do ligamento. Em fim nada que aponte outro dente ou que justifique a dor do dente que tratamos, 36. Tirei um pouco de oclusão e aconselhei a paciente a apenas acompanhar uma vez que as dores cessaram.
Concordo com o Fábio, na possibilidade de um 4º canal, como também na possibilidade da presença de trinca. Avalie a presença de bolsa periodontal.
Renata qdo postei meu comentário não havia esse comentário seu, por isso perguntei se havia bolsa periodontal.Entretanto, não custa vc fazer uma sondagem pontual, ou seja verifique se na vestibular apresente algum ponto ou local que a sonda penetre mais. Observe o dente antagonista.Faça rx com angulações diferentes no dente que vc tratou. A presença de trinca muitas vezes provoca dores ao mastigar como tbem presença de bolsa periodontal.