Maila Austregésilo:
Geralmente há regressão de lesões periapicais apenas com o tratamento endodontico ou sempre há necessidade de outro tipo de intervenção? E se caso, a lesão não regredir, mesmo com toda terapia medicamentosa intracanal. Pode significar que a mesma seja de outra origem?
Maila, o tratamento endodôntico bem realizado é suficiente para a regressão das lesões periapicais na grande maioria dos casos. Assim, não haveria necessidade de outro tipo de intervenção. A freqüência com que se faz a indicação de cirurgias parendodônticas é abusiva.
A medicação intracanal adequada é um complemento importante, mas não ponha nela a responsabilidade pelo reparo.
Se a lesão não regredir não quer dizer necessariamente que seja de outra origem. Pode ser, por exemplo, consequência de um tratamento mal conduzido.
2 thoughts to “Untitled”
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Prof. Ronaldo Araújo, é correto supor que em lesões que não desapareceram nem regrediram mesmo após tratamento endodôntico teoricamente bem sucedido – digo teoricamente pois sintomatologia dolorosa a percussão vertical, com proservação de 14 meses desapareceu, assim como fístula – tenha ocorrido cicatrização fibrosa e não óssea da área radiolúcida.
A cirurgia parendodontica é indispensável apenas para lesões de caráter cístico que são raras em relação aos abcessos e granulomas que acometem o periapice.