Untitled

Antônio Tavares:
Após as técnicas de anestesia ptérigo mandibular de um tempo e bucal, para a extração do segundo molar inferior esquerdo comprometido por cárie e ainda com vitallidade pulpar, o paciente relata todos os sinais de bloqueio do nervo alveolar inferior e acusa permanecer com dor à percussão horizontal. Pergunta-se: Qual o provável diagnóstico e que outra técnica de anestesia deveremos utilizar?”

Antônio Tavares, não é uma pergunta pertinente à endodontia. Recorri ao Prof. Eduardo Azoubel, Professor de Cirurgia do Curso de Odontologia da Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências (FBDC). Aí está a resposta dele:

Acreditamos que se trate de um caso atípico, pois todos os bloqueios necessários foram realizados, porém nao podemos esquecer que a maioria das áreas do corpo humano possuem anastomoses e nervos colaterais. Neste caso poderíamos fechar um diagnóstico de inervação colateral ou uma resposta inflamatória no periápice, então sugerimos com uma broca esférica número 1 realizar uma perfuração na cortical medular e proceder uma anestesia intra-óssea.
Espero ter ajudado
Eduardo Azoubel

Deixe um comentário