Mariana:
Prof Ronaldo
Estou com dificuldades em biopulpectomias,qual a melhor maneira de intervir?com o que devo irrigar?qual a melhor opção de curativo para que o paciente não sinta dor no pós operatório?quais remédios devo prescrever? Obrigada
Mariana, existem algumas diferenças entre o tratamento de canais com polpa viva e necrosada, entretanto em alguns dos seus passos a abordagem não é tão diferente. Não faço distinção da solução irrigadora para as duas situações. Se por um lado não precisamos de uma ação antimicrobiana e neutralizadora de produtos tóxicos na polpa viva como ocorre na polpa necrosada, precisamos da ação solvente, dada as dificuldades inerentes à remoção da polpa em alguns casos (apesar de alguns acharem tudo muito fácil). Assim, como rotina, inclusive na polpa viva, usamos e recomendamos hipoclorito de sódio a 2,5% (Q-boa). Quando não for possível a obturação na mesma consulta, a medicação intracanal deve ser hidróxido de cálcio com veículo aquoso. O preparo do canal é um ato cirúrgico e como tal pode levar à dor pós-operatória, porém, esta está mais associada à qualidade do preparo do canal do que à medicação intracanal. Com boa orientação, boa técnica e com a experiência que só o tempo dará, você terá cada vez menos dor pós-operatória nos seus pacientes. Tenho trabalhado sempre nessa direção com os nossos alunos, numa tentativa de evitar as “receitas mágicas”. Mas, é claro que a dor pós-operatória existe. Assim, a prescrição de analgésicos trará o conforto clínico necessário ao seu paciente e, eventualmente, a prescrição de antiinflamatórios.
Se você não se incomodar, sugiro a leitura do capítulo sobre medicação intracanal do nosso livro. É possível que você encontre uma abordagem que vai lhe chamar atenção para aspectos que nunca foram comentados, como por exemplo; será que a medicação intracanal age de fato sobre o coto pulpar como tem sido dito?