Imagem retirada do Blog do Miro
Por Ronaldo Souza
À primeira suspeita levantada pelo PIG (Partido da Imprensa Golpista) sobre o PT/Lula/Dilma, não só todos acreditavam como a partir dali eles eram tudo aquilo e mais que o PIG dizia. Ficou conhecida a sequência: a Veja criava as matérias, a Globo, tendo à frente o carro chefe o Jornal Nacional, repercutia e amplificava a incalculáveis decibéis, e a Folha e o Estadão reverberavam.
Quantas e quantas matérias foram destaque absoluto, com reportagens especiais, grifos, opinião de “artistas”, jornalistas, sociólogos, antropólogos, políticos, todos sempre os mesmos, cujo objetivo era um só: fazer do PT o partido corrupto do Brasil.
Nesse espaço de tempo, quantas reportagens foram feitas por outros órgãos de imprensa que jamais tiveram qualquer importância. Se falarmos de CartaCapital, alguns torcerão o nariz e dirão; ah, é do PT. Posso fazer uma pergunta? E de quem são a Globo, Abril, Folha e Estadão (GAFE)?
Posso fazer outra pergunta? Qual é o partido mais corrupto do Brasil? PT? Não, não é. De acordo com o Ficha Limpa, o partido mais corrupto do Brasil é o… PSDB, bem à frente do PT, que é o oitavo. Dados oficiais, é só buscar no Tribunal Superior Eleitoral.
Dito isso, vamos adiante.
A construção do herói Joaquim Barbosa, já se sabia, cumpria mais uma programação bem planejada pelo consórcio GAFE/PSDB/DEM.
Há muito tempo falo do Ministro Joaquim Barbosa. Não saberia precisar exatamente desde quando, mas pelo menos a partir de 08/10/2012, quando escrevi Um grande pequeno homem. São vários textos e outros de jornalistas que foram postados no meu site.
Convenientemente construído pelo PIG, Joaquim Barbosa surpreende a todos e surge agora envolvido por uma situação que, no mínimo, seria inteiramente incompatível com o seu cargo. São várias as matérias que saem a todo instante sobre o tema. Veja duas clicando nos links Jornal do Brasil e Brasil 247 – Barbosa deveria se explicar. Enquanto isso, mais uma vez, silêncio absoluto no GAFE, nenhuma notícia.
Há pouco tempo vivemos um escândalo nacional porque o Ministro do Esporte comprou uma tapioca em Brasília com um cartão corporativo. Foram escritas inúmeras colunas sobre o tema e o Jornal Nacional fez reportagens durante noites seguidas. Joaquim Barbosa adquire um apartamento numa operação que ele já disse que não vai explicar e ninguém fala nada. Não há editoriais, não há acompanhamento do caso. No registro do imóvel, disponível no site da prefeitura de Miami, consta o valor da venda do imóvel: 0 dólares!
Por sua vez, mais um escândalo de corrupção do PSDB, a mais recente reportagem da IstoÉ, também não mereceu nenhuma palavra no Jornal Nacional ou em qualquer outro momento do PIG. Já é destaque na imprensa alemã (Deutsche Welle), mas aqui não sai.
Acreditava-se que era só desconhecimento por parte da elite brasileira. Não é.
Não há como não recorrer à frase de Eça de Queiroz: “Ou é má fé cínica ou obtusidade córnea”. Dessa vez, porém, para altera-la: É má fé cínica e obtusidade córnea.
Voltaremos ao assunto.