Ana Lúcia Lemos:
Tenho uma paciente com um cisto de aproximadamente 5cm na região de 22, 23 e 24. Depois de retratar canal do 22 vou retirar o cisto. tem pessoas que falam que seria melhor colocar material inerte no local para não ter a depressão. o que fazer? Alguém pode ajudar?
Ana Lúcia, como estão o 23 e 24, têm polpa viva ou também estão tratados endodonticamente? Além disso, gosto sempre de pensar na possibilidade de resolver sem intervenção cirúrgica, por isso lhe pergunto se não há essa chance? No caso da remoção cirúrgica, acredito que não há necessidade de colocação de nenhum material. Alguns cirurgiões também pensam assim e confirmam que os resultados de uma e outra situação são semelhantes.
Se a imagem radiográfica envolve os elementos 22,23 e 24 é preciso descartar qualquer possibilidade que os els. 23 e 24 possam estar contribuindo com o processo patologico. Para isso, faça o teste de sensibilidade para certificar a sua resposta, consequentemente teremos um caminho a ser traçado. Caso sejam negativos realiza-se os tratamentos endodonticos, seguindo o protocolo de dentes com lesão periapical, o contrário realiza o retratamento do 22 e faça proservação. O tempo será de acordo com a involução do caso. A cirurgia, no meu entender, seria a ultima alternativa.