Desobstrua o forame

Andressa:
Oi, Profº. Comecei a fazer um tratamento endodontico no dente 46, passsado 3 dias esse mesmo dente começou a doer constantemente. O paciente retornou em meu consultório e removi o curativo e não havia nada, nem sangramento. O que pode estar acontecendo??? o paciente está tomando medicação (Amoxicilina, diclofenaco potassico e dipirona), mas mesmo assim a dor não cessa totalmente e eu não sei mais o que fazer. O Sr. pode me ajudar? Qual procedimento seguir? Desde já agradeço.

Andressa, cheque a possibilidade de dentes vizinhos serem a causa (cáries/restaurações profundas, impacção alimentar, problemas periodontais). Confira o comprimento de trabalho (CT). Sugiro que não prepare o canal em limite próximo demais do ápice. Patência e limpeza do forame sim, trabalhando no canal cementário, mas o CT de preparo e obturação, não. Se era polpa viva, o fato de não sangrar não quer dizer que não haja mais polpa, ela pode estar “acomodada” em qualquer reentrância do canal e assim não ser tocada pelo instrumento. Sendo polpa viva, não cabe medicação com antibiótico (amoxicilina). Quando muito, analgésico e/ou antiinflamatório.
A dor deve estar sendo causada pela presença de exsudato inflamatório nos tecidos periapicais. Assim, polpa viva ou necrosada, se você conseguir (digo isso porque deve haver entulhamento de raspas de dentina), desobstrua o forame. O exsudato drena para o canal, com consequente descompressão tecidual e alívio da dor. Devo alertar para o fato de que quando se faz preparo do canal sem patência foraminal, essa tarefa, desobstruir o forame, costuma ser difícil.

14 thoughts to “Desobstrua o forame”

  1. Profº, muito obrigada pela resposta. O paciente retornou ao meu consultório e quando retirei o curativo e o algodão o mesmo estava cheio de pus e depois de achar o 4º canal a dor do paciente cessou. Pedi para tomar o medicamento por mais dois dias e depois parar. Agradeço pela ajuda pois os canais dele estão muito sensiveis, farei do jeito que o senhor me indicou.
    Muito obrigada.

  2. Olá Andressa, imaginei que tivesse tido acesso a todos os canais, mas vejo que o quarto só foi localizado depois. É provável que o exsudato (purulento) tenha origem nele. Como você falou que vai seguir a orientação dada aqui, faça o preparo dos canais com desbridamento dos forames, para favorecimento da drenagem do exsudato e posterior reparo do processo.

  3. prof ronaldo o senhor fez um artigo explicando de forma simples e detalhada como se faz a LIMPEZA DO FORAME,artigo maravilhoso,tenho ele impresso. Tentei localiza-lo para indicar a VANESSA mas nao conseguir, ela vai adorar!!abraço

  4. Vanessa como vc não descreveu a técnica de preparo utilizada, sugiro: Prepare os 1/3 cervical e medio com brocas de gattes 1;2;3, intercalando uma lima 10 no CAD-2, com a única finalidade de evitar o intupimeneto do canal. Após o preparo dos 1/3 vamos determinar o CT. Agora fica + fácil de obter a patencia foraminal que tem o objetivo de evitar que raspas de dentina se acumulem e obstruam o forame. Vc pode conseguir usando uma lima l0 com comprimento sufuiente para limpar passivamente o canal cementário.Feito isso fica fácil fazer a limpeza do forame, com 1 inst.q ajuste a ele manipule de maneira que exerça ação mecanica sobre as paredes do forame, avança cerca de 2mm além do forame e com + 2 inst. faça a mesma coisa. Não esqueça de irrigar com Naocl 2,5% e usar o EDTA para remoção da camada residual. Espero ter ajudado.

  5. Fausto… obrigada pela ajuda.. se vc localizar o artigo vc poderia me indicar?? Gostaria muito de ler…
    Obrigada mais uma vez…

    Ricardo… obrigada tb pela sua ajuda… Mas uma pergunta: vc faz como se fosse uma instrumentação na regiao do apice?? Nao causa dor pós operatória??
    Obrigada!!!

  6. Vamos imaginar um exemplo: caso o seu CT no canal distal seja 22mm (considerando q esteja 1,00mm aqúem do ápice radiografico), vc irá limpar além daquele milimetro, 2,00 mm além do forame. Com relação ao paciente sentir dor: Na verdade pode o paciente relatar naquele momento desconforto(principalmente se não estiver anestesiado),afinal o periodonto apresenta terminações nervosas. E importante frisar que a limpeza foraminal é feita com uma lima que se ajuste ás paredes do forame.

  7. Vanessa, o artigo que Fausto fala deve ser “Limpeza do Forame – Uma análise crítica” ou “Limpeza do forame e sua relação com a dor pós-operatória”. Já escrevi outros sobre o tema, mas você pode ler pelo menos três deles na seção Artigos Publicados do site.

  8. prof Ronaldo como devo proceder diante de um paciente com fratura cervical (na junçâo amelo cementário) polpa necrosada com coroa hígida.
    #Pensei em usar um fio retrator para chegar a fratura e fechar com resina composta e posterior tratamento endodôntico e colocação de pino. Será se dá certo prof????grande abraço

  9. Prof Ronaldo, primeiramente PARABÈNS pelo Curso de Endodontia que foi um sucesso!! E ao assitir as palestras e ao debate, como fiquei feliz e orgulhosa da endodontia que aperfeiçoamos com vocês (Ronaldo, suely e joão)e temos a certeza que estamos no caminho certo!! E guardo comigo suas lições de ponderação e cautela diante da dificil arte da endodontia!!
    Agora para tirar duvida, tenho uma paciente que já conversei com vc e vc solicitou que eu indicasse uma tomografia, em Salvador já faz a Tomografia Cone Beam ? E se for da tomografia comum, como eu solicito esta tomografia para um dente especifico?
    Obrigada

Deixe um comentário