Hugo Bastos:
Professor Ronaldo, estou fazendo um tratameno endodôntico da unidade 46 de uma paciente há cerca de 3 meses. Clinicamente, na primeira consulta, observei fístula vestibular na região de furca. O dente apresentava restauação ocuso-distal em resina. Radiograficamente observei lesão periapical na raiz mesial que se estendia até a furca e a entrada dos canais mesiais calcificados. Após descartar envolvimento periodontal, iniciei o tratamento. O canal ML só foi encontrado na segunda sessão. Fiz penetração desinfetante, instrumentação, limpeza de forame, remoção de camada residual e medicação intracanal com hidróxido de cálcio e anestésico. Após esta sessão a paciente retornou 10 dias depois sem fístula, mas com exsudato no canal ML. Desta vez fiz limpeza ativa de forame e nova medicação. Por duas sessões tentei, em vão, encontrar o canal MV. A cada 3 semanas faço uma nova medicação no ML e sempre com exsudato. Sei que a paciente pode perder este dente mas, mesmo sabendo dos riscos de perfuração e/ou rasgo na raiz mesial, você acha que devo continuar a procurar o canal MV ou já encaminho pra exodontia?
Hugo, não é fácil buscar qualquer canal com broca e tratando-se do MV o risco é maior ainda. É sempre interessante tentarmos resolver os problemas dos pacientes (para isso existem os dentistas), porém, a decisão de fazer isso nesse caso, com as eventuais conseqüências que você mesmo colocou, pode ter implicações jurídicas. Mesmo sendo um paciente que você conhece, ele deve assinar um documento muito bem redigido (advogados acham “brechas jurídicas” em qualquer texto) eximindo você de qualquer culpa. Mas fique sabendo que ainda assim você não estará completamente protegido. É um belo desafio, mas, perigoso. Se você sente um clima não muito bom por parte do paciente, recomendo não fazer a tentativa.
Professor Ronaldo, sábado passado (08-08) a paciente voltou pra consulta e qundo removi a medicação percebi que não havia mais exsudato. Decidi realizar a obturação.
Radiograficamente percebe-se claramente que a lesão está regredindo. Vou fazer o acompanhamento.