Quando colocar a prótese?

Ricardo Passos:
Prof. Ronaldo, como não trabalho com a área de prótese, fico preocupado quando tenho que liberar o paciente da Endodontia para o indicador(Protesista). Então, qual a sua opiniaão em relação ao momento em que se deve liberar o dente para moldagem de retentores e/ou colocação de retentores intra canal? E ainda, quando tem rarefação óssea seria oportuno solicitar ao protesista um tratamento com coroa e núcleo provisória?

Ricardo, a restauração do dente deve ser feita o mais rápido possível, porém cada caso deve ser analisado individualmente. As dúvidas sempre existirão, por uma razão bem simples; não temos o domínio dessa situação. Mas, por que o tratamento de um canal com lesão periapical realizado por um endodontista bom e consciente teria que colocar uma coroa provisória? Agora veja em que terreno estamos pisando. O que é um endodontista bom e consciente? Você sabe que hoje “todo mundo é bom”. As técnicas e materiais permitem que todos sejam bons. Um canal tratado com boa imagem radiográfica torna o profissional bom. É muito pouco, mas é assim. Esse profissional é muito fácil de encontrar. O endodontista bom mesmo esgota todos os recursos para tratar aquele canal, ou qualquer outro, porque a sua consciência assim exige. Ele vai além da imagem radiográfica. Ele trabalha em consonância com a consciência dele, não com o conceito que farão dele. Assim, ele sabe: pode colocar a prótese porque se não houver reparo a solução será cirúrgica. Esse profissional não é fácil de encontrar.

One thought to “Quando colocar a prótese?”

  1. A questão da moldagem logo após a conclusão da endodontia está no fato de que muitos que trabalham com prótese não dar importancia ao isolamento,e da possibilidade de uma recontaminação do sistema de canais pela via coronária,e aí a sua obturação poderá ser banhada de saliva. Com relação a colocação de um tratamento protético provisório seria para fazer uma proservação (claro que isso está relacionado ao tamanho da lesão), mesmo vc considerando um endodontista bom, pois acredito que o processo de reparação óssea também esteja relacionado com a resposta do paciente. Acredito que um bom planejamento possa evitar certos procedimentos e custos que muitos pacientes não gostariam .

Deixe um comentário