Flávio Prisco:
Ola professor , tudo bom? Bem , tenho uma duvida sobre um caso que me ocorreu ontem. Instrumentei um 4.6 com Sistema rotatorio da Easy , no CT , tudo certinho , sem sangramento , sem resistencia às limas. No momento do refinamento do canal com limas manuais , apos uso dos instrumentos rotatorios , apareceu um sangramento intenso nos canais mesiais. Irriguei bastante , mas ainda assim continuou. Sequei entao os canais e usei como MI o Calem sem PMCC , afim de conter este sangramento e obturacao numa proxima consulta. Na sua opiniao , o que pode ter causado este sangramento ? Sera que na proxima consulta ele persistirá?
Flávio, por causa do refinamento acho pouco provável. Pode ser pelo comprimento de trabalho (sobreinstrumentação), enovelamento da polpa no CT ou desgaste cervical acentuado que promoveu um rasgo na parede próxima à furca. Cheque essas possibilidades. Desde quando não seja corrigida a causa, o sangramento pode persistir na(s) próxima(s) consulta(s).
Caso tenha ocorrido um rasgo , qual a conduta que o senhor me aconselha? Farei uma tomada radiografica com uma lima no interior de um dos canais mesiais. creio que se estiver ” rasgada ” a raiz , a lima invadirá a regiao de furca. Q Deus me ajude que tenha sido um enovelamento pulpar , pois se foi um rasgo , terei que queimar muito a cuca para resolver.
Muito obrigado professor!!!!
Prisco
Professor….
Enfim continuei o tratamento supracitado por mim. Graças a Deus , acho q o ocorrido foi um enovelamento pulpar , pois o sangramento parou. Obturei o ” danado ” e ficou muito bom.
Valeu pela ajuda,
Abracos,
Prisco