Por Ronaldo Souza
– Presidente, o senhor escala seus generais e ministros. Eu escalo o meu time!
Foi assim que João Saldanha cortou qualquer possibilidade de interferência de Médici na Seleção Brasileira, que iria à Copa do Mundo no México em 1970.
O general Emílio Garrastazu Médici, um dos presidentes do Brasil no período da Ditadura, queria a todo custo que Dario, ídolo do general e centroavante do Atlético Mineiro, fosse convocado para a seleção.
Não dava. Simplesmente, não havia espaço para ele naquele time.
Gaúcho radicado no Rio, jornalista, comentarista de futebol, valente, destemido…, Saldanha sabia que aquela atitude poderia lhe custar caro. Homens como ele sabem dos riscos que correm por assumirem suas posições.
Não temem traições, na essência da palavra, porque sabem que elas virão, de uma forma ou de outra. Têm a devida noção de que, na verdade, não precisam ser “traídos”. Nessas horas, basta que falte apoio (traição branca). Não ignoram que o apoio será negado, mesmo por aqueles que se criaram à sua sombra.
Essa tem sido e será a história de muitos, famosos ou anônimos, que ousaram ou ousam ser.
É A condição humana (clique no título ou aqui para ler).
Aonde quer que fosse, onde quer que estivesse, Saldanha se destacava. Seu talento, inteligência e facilidade de expressão e comunicação eram inquestionáveis.
Ele sabia.
E sabia que isso incomoda.
Entre os inúmeros momentos em que sua inteligência se manifestou, houve um em particular.
Comentando um lance em que um jogador de futebol tentara fazer o gol, “impossível” pela posição em que ele estava na hora do chute, Saldanha brilhou ao microfone:
– Meu filho, daí a geometria condena!
Idas e vindas, Saldanha foi “aposentado”, deixou de ser o técnico da seleção brasileira que iria para o mundial do México.
Não existia mais a Seleção do Saldanha, como ficara conhecida.
Zagalo assumiu.
Dario foi convocado!
Não argumentem a favor de Dario com o fato de que o Brasil foi campeão mundial. Com todo respeito, ele não jogou nem por um minuto na Copa do Mundo de 1970.