Cemental canal instrumentation: a new concept

Ampliação foraminal, quem faz?

Por Ronaldo Souza

Em setembro de 2018 postei aqui no site alguns artigos sobre a questão do coto pulpar na ampliação foraminal.

O primeiro deles foi O que fazer com o coto pulpar?

Na sequência vieram O que fazer com o coto pulpar? Parte 2 O que fazer com o coto pulpar? Parte 3 e O que fazer com o coto pulpar? Final

É claro que em outros momentos o tema ampliação foraminal foi abordado, mas esses textos foram direcionados para determinada situação, no caso o coto pulpar.

Ampliação foraminal é um equívoco, principalmente como é “ensinada” por alguns ministradores de cursos e/ou Dador de curso.

Porque considerar ampliação foraminal um equívoco pode ser visto em alguns vídeos do meu canal no YouTube, o Falando de Endodontia (clique e vá direto ao canal).

No Falando de Endodontia você verá vídeos sobre temas pertinentes à Endodontia e alguns especificamente sobre a grande diferença que existe entre ampliação foraminal e instrumentação do canal cementário.

A diferença de conceito que existe entre ambos também é o tema do artigo cuja “capa” está exibida aí em cima.

Publico-o junto com Julian Webber, endodontista inglês que fez parte do desenvolvimento de alguns instrumentos endodônticos que são utilizados nos dias de hoje, como o Wave One Gold, instrumento reciprocante da Dentsply.

Ele foi editor do Endodontic Practice por 21 anos, mas deixou de ser em 2018, quando me disse que pretendia passar mais tempo com a família.

Tínhamos em mente escrever juntos alguns artigos sobre determinados temas em Endodontia. Não sei se teremos condições de fazer isso. Muitas coisas interferem em projetos assim, vamos ver.

O artigo será publicado agora em dezembro, mas já tenho o PDF dele e em breve postarei aqui.