Cirurgia parendodôntica?

Catia Pons:
olá professor Ronaldo,estou com um problema no consultorio e gostaria de sua opinião.Estou atendendo uma paciente que apresenta uma lesão periapical extensa no elemento 11,com exudato purulento persisitente e já fiz todos os procedimentos cabiveis neste caso. Já deixei o dente aberto só com bolinha de algodão para drenar,já instrumentei com rotatoria ate 0.5 mm do comprimento de trabalho,já mediquei a paciente com amoxicilina,já coloquei hidroxido de calcio e trocas do mesmo,e o dente continua com exudato.O que posso fazer para terminar esta novela e obturar o dente? Obrigado desde já e aguardo resposta meu email.

Catia, a minha sugestão é sempre fazer a limpeza do forame, nesse caso, limpeza ativa. Aqui mesmo no blog, e também no site, você encontra textos sobre esse tema. É possível que você realmente precise da medicação sistêmica. Associe a amoxicilina ao metronidazol (Flagyl 400). Lembre que há casos em que a solução deve ser cirúrgica.

One thought to “Cirurgia parendodôntica?”

  1. Cátia mesmo não sendo perguntado vou dar minha opinião. Avalie os elementos vizinhos, através do teste de sensibilidade. Conforme disse o prof. Ronaldo faça a limpeza foraminal ativa. Qual foi a sua última lima no preparo apical?. Tem usado o Edta? Qual a solução irrigadora ? Tem utilizado o hidroxido de calcio com pmcc? Qual o tempo da MIC ?. Aguardo noticias para que possamos compartilhar nesse caso clinico.

Deixe um comentário