O blog e a política

Ricardo Passos:
Na página principal deste blog está escrito claramente : “Este blog é destinado a conversa sobre as coisas de Endodontia”.Fico triste em abrir essse blog e depará com esses comentários, não que eu seja partidário de algum candidato. Não vejo perspectiva de um Brasil melhor com a vitória de nenhum desses candidatos, afinal o nosso querido Brasil está mergulhado e se afogando nessa mancha chamada CORRUPÇÃO. Desculpe o meu comentário contrário as postagens anteriores, apenas fiquei com saudades dos comentários sobre Endodontia. Abraço Ricardo Passos

Ricardo, esse seu comentário é tão importante que, além de mante-lo na seção Comentários do post abaixo, eu o trouxe para a “página” principal do blog.

Concordo inteiramente com você. Foi com muita tristeza que “comecei” a fazer isso. A minha tristeza só não foi maior do que a que venho sentindo desde o início da atual campanha para a presidência da república. Acompanho a política há alguns anos e nunca tinha visto a baixaria chegar a esse nível.

Política se faz com “ataques” políticos. É triste ver partidos e imprensa de forma articulada fazerem um massacre tão absurdo não a um político, mas à pessoa humana, com difamações covardes por todos os meios possíveis.

Essa campanha tornou a religiosidade caso de polícia, com os padres brigando entre si, pastores idem, com acusações de apoiar esse ou aquele candidato por ter recebido dinheiro. Panfletos criminosamente feitos e espalhados por bispos Brasil afora. Da mesma forma que eu não devia usar o nosso blog com esse objetivo, padres e pastores jamais podiam ter levado para os púlpitos manifestações que afrontam a dignidade humana. Voltamos à época da Inquisição.

Essas manifestações pretensamente religiosas deveriam causar a indignação da sociedade, com a consequente repulsa aos seus responsáveis. É profundamente triste observar a omissão da CNBB que, apesar do seu amarelado comunicado “oficial” discordando do que alguns bispos e padres fizeram, continua passiva diante da indução e condução dos seus fiéis por caminhos perigosos e que absolutamente não levam a Deus. Como se pode observar no noticiário, os bispos e padres continuam desempenhando esse ridículo e desrespeitoso papel que não lhes cabe.

Agora perceba, Ricardo, que junção perversa, poderosa e diabólica: Imprensa (leia-se particularmente Rede Globo, Veja e os jornais Folha e Estadão, ambos de São Paulo), Igrejas e partidos de oposição (na verdade, estes últimos, de tão fracos, não incomodam), de forma extremamente bem articulada, estão desde o início do ano atacando sistematicamente uma mulher de forma vil e torpe. Tudo isso feito pelos partidos que se dizem das elites, sob o manto da religiosidade hipócrita.

Permita-me, Ricardo, discordar da sua afirmativa “Não vejo perspectiva de um Brasil melhor com a vitória de nenhum desses candidatos”. Independente dos diversos erros cometidos, há diferenças marcantes entre os dois candidatos e a constatação do que os grupos políticos que eles representam fizeram pelo povo deixa isso bem claro. Os dados que comprovam essa afirmativa, mesmo negados à população pela imprensa, estão à disposição de quem se dispuser a conhecê-los. Como nordestino, Ricardo, torna-se muito mais fácil para você averiguar e perceber a veracidade do que estou falando.

“Na página principal deste blog está escrito claramente : “Este blog é destinado a conversa sobre as coisas de Endodontia”.Fico triste em abrir essse blog e depará com esses comentários”. Você está absolutamente correto. A mesma reação pura e digna que você manifesta no seu comentário me levou a adotar, temporariamente, essa postura.

Sempre esperei da imprensa o papel que claramente lhe compete: informar a sociedade. Sabemos que há muito tempo isso foi perdido mas, como brasileiros, levamos a nossa tolerância, tão cantada em prosa e verso, aos seus limites máximos, pela aceitação passiva dessas distorções. Ocorre que dessa vez todas as fronteiras da dignidade e da decência foram ultrapassadas. E aí, a minha cidadania se sobrepôs ao blog.

A minha vida é pautada pela ação como homem e cidadão. Projeto-me nas minhas duas filhas, nos filhos delas, nos filhos dos filhos delas…, portanto, não posso me permitir a visão de que nada pode ser feito, senão a minha vida perde o sentido. Somente por isso Ricardo, resolvi, a contragosto, deixar um pouco a pureza e objetivo do nosso blog, usando-o como espaço para registrar a minha indignação. Uma tentativa pretensiosa, comum aos sonhadores, de tornar-me um David, senão com chances de derrotar Golias, mas de minimizar a sua força.

Prometo a você que, assim que a minha cidadania não for mais tão flagrantemente agredida, o nosso blog volta aos seus dias normais. Será sempre importante ter você conosco. Pela sua frequente participação e enriquecimento da “conversa sobre as coisas de Endodontia”, mas, sobretudo, pela dignidade que você demonstra ter.

Um grande abraço,
Ronaldo Araújo Souza

PS. Pela importância da sua colocação, que aproveito para me dirigir a todos os nossos amigos do site e do blog, esse post continuará fixo por algum tempo. As “conversas sobre as coisas de Endodontia” serão postadas abaixo dele.

Deixe um comentário