O Brasil de Bolsonaro é uma república de banana. Diz o The Guardian

Por Ronaldo Souza

Atribuiu-se durante muito tempo a frase “O Brasil não é um país sério” a Charles De Gaulle, ex-presidente da França, que a teria dito em março de 1963.

Em torno dessa questão sempre houve muitas dúvidas, inclusive de que ela teria gerado um estremecimento nas relações diplomáticas entre os dois países.

Segundo o jornalista Paulo Gravina, entretanto, em 1979 o diplomata brasileiro Carlos Alves de Souza publicou um livro em que se assumia como autor da frase.

Ainda segundo Gravina, “havia um reconhecimento geral por parte da maioria da população brasileira de certos absurdos que ocorriam no país em relação ao seu ambiente político, aos casos de corrupção, aos problemas na formação educacional, ao direcionamento dos gastos públicos e à atuação nas relações exteriores”.

Pegue a afirmação acima e você verá que ela se aplica literalmente ao momento atual.

Na verdade, este consegue ser pior ainda. Ao ponto de um dos mais influentes jornais do mundo, o inglês The Guardian, perder qualquer possibilidade de constrangimento e dizer que o Brasil é uma república de banana.

Ratifica-se, assim, a frase de De Gaulle, tenha ela sido dita ou não por De Gaulle.

Para não deixar dúvidas, posto aqui a matéria do The Guardian dedicada ao Brasil.

Hoje, é assim que o mundo nos vê.

Não é de agora que a mídia internacional expõe o tamanho do buraco em que se enfiou o país, mas é fato que matérias com esse teor se tornaram rotina.

Hoje mesmo, quarta-feira, 11/08/2021, o New York Times (veja aqui) não perdoa e humilha o Brasil, publicando uma matéria em que mostra a foto abaixo durante o patético desfile em que o governo pretendeu mostrar sua força e intimidar o país.

Brasil abaixo de todos e o desejo de Bolsonaro acima de tudo!

A humilhação a que Bolsonaro submeteu o Brasil e suas Forças Armadas mostra o desprezo que ele tem por ambos.

Um fiasco desse tamanho jamais passaria despercebido pela imprensa internacional.

Resultado!!!

Um ato patético e o Brasil mais uma vez humilhado!