Ricardo Passos:
Prof. Ronaldo tive um caso em que no ex rx inicial sugeria canais calcificados e rarefação ossea apical. Apos acesso coronario(camara pulpar atresica) comecei o dilema na negociação dos condutos, utilizando lima 10 + edta + lima Hi-5 + naocl 2,5% e depois de 03 sessões conseguir negociar com patencia os cmv e dl, sendo que os ml só conseguir chegar há 3mm do apice rx e o dv não conseguir a patencia. Fiz o preparo 1/3 cervical com gg 1,2,3 e pqm com rotatorio,e como mic usei caoh2 PA com h2o destilada. Marquei retorno para 15 dias. A minha preocupação está exatamente no fato de nAo ao consegui a patencia nos outros canais. O q posso esperar?
Ricardo, lembre que no tratamento endodôntico a patência é altamente desejável, mas pode não ser suficiente. Deve-se distinguir patência de limpeza do forame, são coisas completamente diferentes. Por outro lado, se lembrarmos que o sucesso também era alcançado quando não se realizava a patência, e é muito fácil explicar porque, veremos que não realiza-la não é sinônimo de insucesso, da mesma forma que realiza-la não é garantia de sucesso. Ao fazer a limpeza do forame não tenho dúvidas de que as chances de sucesso são maiores, mas ela representa um passo, que julgo da maior importância, entre tantos outros do tratamento endodôntico, que também justificam o êxito ou o fracasso. Faça-a sempre que for possível. Não sendo, por qualquer razão que seja, não é motivo para entrar em pânico. Acompanhe o paciente.
Quando falei de ter conseguido negociar a patencia do canal, deixei de relatar que realizei a limpeza foraminal, que são coisas completamenete diferentes. Um exemplo classico dessa diferença, dita pelo prof: Num canto existe uma sugeira, vc chega até ela mais não limpa(patencia) e quando vc chega e faz a limpeza(limpeza foraminal). Desde que comecei a ler o que vc escreve e a ouvir as suas paletras, tendo colocá-las na minha vida clinica, apesar de ter feito a minha especialização pela ABO-PE.
olá colegas,
Muitos professores julgam a tecnica da patencia como ilegivel aos tratamenos endodonticos, pois preferem preservar o CDC. Até que ponto essa preservação pode ser superior à tecnica de intrumentação foraminal?
Na verdade a preservação do CDC, ainda é aceita no caso de biopulpectomia. Entretanto, não se justifique a sua manutenção nos casos de Periontite apical. Aceitar o posicionamento de algum professor é questionável. Precisamos sair das receitas de bolo, claro com embasameento, para saber o que estar realizando em nosso paciente.
Todo tratamento endodontico dese ser o menos traumático possível,porém sabemos a dificuldade que é manter um coto apical vivo,”intocável” depois de uma endodontia.A patência foraminal é feita com instrumento fino e leves movimentos e o que devemos ter sempre em mente é que o reparo vai acontecer não graças aquele tecido e sim graças ao tecido periodontal circunvizinho,então se o tecido tocado pela patência sofrer alguma injúria,não existe motivo algum de desespero pois o tecido periodontal regenerará perfeitamente aquela área.