Denise Alves:
Olá professor, gostaria que me orientasse no seguinte caso:
paciente chegou ao meu consultório para retratamento das unidades 11 e 12. Sendo que nessas unidades, o tratamento foi realizado há 11 anos por motivo, segundo o pacie
nte, trauma. Durante esse tempo ele relatou sensibilidade na unidade 11. O paciente possui aparelho ortodôntico e durante esse tratamento, foi colocado um contemplado nessas unidades que deslocaram e fez as raízes se tocar sendo necessário o tratamento das unidades. Depois disso,o paciente relatou ainda origem de um cisto entre essas unidades e o mesmo foi encaminhado para cirugia parendondontica. Anos depois o paciente apresentou a necessidade colocação duas coroas nessas unidades. Foi quando o paciente me procurou para relatar sua historia e retratar os canais. Comecei a retratar a unidade 12 que possui uma lesão. Durante a remoção da GP percebi um pouco de sangramento, mas pelo rx a lima encontra-se dentro do canal. Ao final da sessão, o paciente relatou um pouco de dor ao cimentar o provisório. E agora o que será que aconteceu será q eu perfurei? , será q há. uma reabsorção. Será que existe um segundo canal. Lembrando que o paciente possui lesão periapical e não sentia nenhuma sintomatologia nessa unidade apenas sentia na unidade 11 e esta não apresentava nenhuma alteração periapical.
Denise, todas as possibilidades estão abertas. Comece pela mais simples. Na próxima consulta observe com mais cuidado e veja se continua o sangramento. Não sei se você fez muita pressão para desobturar o canal, o que poderia desviar o instrumento e fazer uma perfuração. Lembre que a imagem é bidimensional e apesar de estar “dentro” do canal nessa perspectiva, pode estar no periodonto, por vestibular ou palatino. Faça incidências mesializadas e distalizadas para ver melhor essa possibilidade e converse com um radiologista, pois as mudanças de posição do instrumento podem orientar. Observe na radiografia pré-operatória para ver se havia uma reabsorção anterior à sua intervenção (geralmente dá para se ter algum indício). Se for possível para você e o paciente solicite uma tomografia computadorizada (cone beam).