Porque Aécio não vai decolar

Por Ronaldo Souza

Aécio não é um mau rapaz. Já disse isso aqui. É um grande curtidor, mas que mal há nisso? 

Os seus hábitos pessoais, se bons ou ruins, não deveriam ser da conta de ninguém.

Em se tratando, porém, de um candidato a presidente da república, é diferente, completamente diferente.

O episódio que o envolveu na guerra de dossiês com José Serra, na briga para ver quem seria o candidato do PSDB para a campanha de 2010 foi emblemático.

O jornalista Mauro Chaves (falecido pouco tempo depois) era da tropa de choque de Serra e publicou um artigo pesado no Estadão, cujo objetivo de "entregar" Aécio era claro e já estava no título  pará, governador?numa clara alusão a supostos hábitos do senador mineiro. 

    

Além disso, como político o seu grande problema é a absoluta inconsistência, o que lhe traz uma enorme fragilidade.

Fraco, sem ideias próprias, repete um discurso velho e se apresenta como grande e jovem gestor. Bobagem. Pode escrever; ainda vai aparecer muita coisa sobre isso.

Uma das coisas que mais pesam contra ele é a falta de determinação. Ele gosta de ser político, de curtir a vida de político, do prestígio que isso lhe traz, essas coisas, mas nada além disso. 

Ocorre que, na falta de alguém que tenha alguma competência, a mídia e o PSDB resolveram que fariam qualquer coisa para transforma-lo em um político com cacife para disputar a presidência da república.

Sem chance. 

Nesse processo, pintam um quadro de Aécio que nada tem a ver com a realidade.  

Há um lado dele que é absolutamente desconhecido pelas pessoas; a postura ditatorial sobre a imprensa mineira. Há quem diga que o jornal O Estado de Minas, o mais tradicional daquele estado, é o diário oficial dos governos de Aécio e seus comandados. Especula-se também que, na verdade, quem comanda isso e com braço de ferro é a sua irmã Andrea Neves. 

É natural que assim seja. Como ela mora em Minas Gerais e Aécio passa a maior parte do seu tempo entre Brasília e o Rio de Janeiro (pouco circula por Minas Gerais), comenta-se que é ela quem assume esse papel.  

Sobre essa faceta desconhecida de Aécio, veja a matéria de Cadu Amaral e um vídeo sobre uma matéria produzida pelo jornal francês Le Monde, em 2008.

Nem Cidadão Kane se cria em Minas se Aécio não deixar

Por Cadu Amaral, no Blog do Cadu

Que as relações entre Aécio Neves (PSDB) e a imprensa em Minas Gerais são as piores possíveis já não é novidade. Além de a mídia local apenas mostrar notícias positivas, montadas ou não, sobre o Senador mineiro-carioca, quem se atreve em ir contra essa postura sofre represálias, e fortes. Chegando mesmo até a prisão. 

Em todos os sentidos, Aécio Neves manda e desmanda em Minas Gerais. E ser jornalista em seu estado não é tarefa das mais simples. Como também não é novidade, os donos da imprensa grande estão no centro do jogo de dominação das mentes dos mineiros para favorecê-lo. 

Assista abaixo um documentário intitulado Gagged In Brazil (Amordaçado no Brasil) de pouco mais de oito minutos, de Daniel Florêncio, lançado em 2008, brasileiro de Belo Horizonte, documentarista e residente em Londres, Inglaterra. O vídeo relata fatos ocorridos antes das eleições em 2010, mas revela bem os métodos de Aécio Neves para chegar à presidência da República e como a imprensa grande manipulou os relatos da realidade a seu favor.

Clique aqui e leia um artigo de Daniel Florêncio sobre o documentário Gagged In Brazil publicado no portal Observatório de Imprensa. 

Ou aqui para ler uma entrevista de Florêncio sobre seu filme.

Se o filme proibido para a Globo chama-se “Muito Além do Cidadão Kane”, esse bem que poderia se chamar “Nem Cidadão Kane se cria em Minas se Aécio não deixar”.

[[youtube?id=BixdPe_Jqxw]]