Previsões para o (novo) Ano Novo

E chegou o novo Ano Novo.

E começo como terminei o velho (percebeu que já falo do velho com um certo desprezo? Preciso urgentemente me vacinar contra essa doença de que o que vale é o novo).

Naquela oportunidade (veja aqui) eu dizia que “no final do próximo ano (era final de 2009) sei que a imprensa virá em cima, cobrando os pontos de acerto. Não temo esse momento, acho que estou preparado para isso”.

E aí, acham que acertei mais do que errei? Votem. Se mais de três pessoas votarem, ganharei um prêmio do Google de site de endodontia mais visitado.

Continuam válidos os desejos de fazer alimentação só nutritiva (nada de MacDonalds, agora só Subway), malhar todos os dias, e também a vida dos outros (fez um bem enorme no ano que terminou), andar todos os dias (de carro) e essa mais do que nunca: mulher feia nem pensar (dá azar). Esta promessa foi feita na Igreja do Senhor do Bonfim.

Da mesma forma que da vez passada, consultei os búzios, orixás, pais de santo, mãe Gerrilde, Mico da Sorte, joguei tarô, fiz de tudo, e aí está o resultado: mais previsões (seguras), agora para o ano de 2011.

– Alguns provarão (da outra vez falei que iam dizer, agora vão provar) que o microscópio clínico em Endodontia é a salvação do mundo.
– Alguns dirão que foram ao oftalmologista, agora enxergam tudo e vão abrir cursos para mostrar isso (não, não serão cursos de oftalmologia).
– Médicos virão fazer cursos na Odontologia de como usar o microscópio (cursos de marketing).
– Alguns provarão que não precisa mais instrumentar o canal. Basta passar uma lima. Como diria Totó, personagem de Tony Ramos na novela; ponto e basta.
– Alguns dirão que a irrigação com hipoclorito de sódio a 101% (100% não mostrou ser o ideal) é a salvação do mundo.
– Alguns mostrarão que o sucesso está na obturação com “puff”. Putz.
– Adotar-se-á (gostou?) a obturação do canal mandibular como técnica em 2011(claro que aí se inclui o forame mentoniano), como já foi demonstrado.
– Alguns alunos de pós-graduação provarão ao mundo que não existe salvação fora da clorexidina.
– Alguns provarão: o marketing é a solução.
– Alguns dirão que está na hora de se criar a nova salvação do mundo (essa previsão será repetida todos os anos).
– Alguns dirão que endodontia nunca foi profissão. É paixão. Eles se mantêm financeiramente vendendo instrumental/material para implante.
– Alguns “professadores” professarão cada vez mais (perderão mais ainda os limites que já perderam).
– Alguns formadores de opinião (todo mundo é) dirão definitivamente que a técnica da condensação lateral está descartada. No máximo, no máximo, e olhe lá, talvez aceitem lateral condensation technique.
– Alguns formadores de opinião (todo mundo é) dirão que PDT é melhor do que PT, PSDB, PCdoB, PSB. Chegarão ao absurdo de dizer que é melhor do que o DEM (não há nada melhor do que esse). Aqui corrijo um equívoco cometido nas previsões anteriores quando não expliquei o que significava. Vejam o que quis dizer com PhotoDynamic Therapy.
– Alguns formadores de opinião (todo mundo é) irão perguntar ao espelho: “espelho meu, espelho meu, existe algum endodontista melhor do que eu”? (essa previsão também se repetirá sempre, com consequências imprevisíveis para a saúde emocional).
– Alguns alunos de pós-graduação provarão que o hipoclorito de sódio não possui ação solvente (e não se discute). Voltarão para as suas cidades (alguns já estão voltando) e cantarão em prosa e verso essa mais recente verdade universal, apesar de o mundo não saber dela.
– Alguns defensores da última flor do Lácio continuarão defendendo a última flor do Lácio. Como siléptico (que diabo é isso?), eu compreendo.
– Será anunciado que José Saramago morreu, mas deixou como obra póstuma o livro “Ensaio sobre a estupidez”.

Feliz 2011.