Raciocínio correto

José Roberto Simões:
Prof.Ronaldo, parabéns pelo seu livro,muito bom. Gostaria de um esclarecimento:
Quando temos uma necro,promovemos a limpeza passiva do forame sempre,ok. O sr nunca teve um caso de necro com lesão, tratamento, onde fez a limpeza passiva do forame,(desbridou),colocou Hc , obturou e depois de um tempo esta lesão não regrediu? Penso o que fazer depois de instalada a prótese, e se o mesmo for pilar?
Pergunto:
Necro com lesão, porque não promover sempre a limagem ativa do forame como garantia nestes casos onde vai uma coroa ou pilar de uma prótese com varios elementos?
Porque usar a limagem ativa do forame só em casos de lesões refratárias? se o auxiliar de diagnóstico nosso(complementar) é uma imagem bi-dimensional, podendo não mostrar a real magnitude da  reabsorção cementária?
Ficaria grato pelos seus esclarecimentos
Um abraço

José Roberto, o seu raciocínio está muito bem elaborado e concordo com ele. Acredito que a limpeza ativa proporciona maiores chances de sucesso, porém, nos 23 anos em que faço limpeza do forame, não foram muitos os casos em que precisei recorrer a ela. Em outras palavras, na maioria das vezes a limpeza passiva foi suficiente. Existem razões para isso e vou explica-las em outro momento. Por exemplo, a ativa dificulta um pouco mais a boa adaptação do cone principal de guta percha e nesses casos procuro travar bem. Aproveito para reforçar o meu pensamento sobre travamento como sinônimo de vedamento: isso não existe. O objetivo aqui é “evitar” (na verdade, dificultar seria a palavra mais adequada) a ultrapassagem do cone para os tecidos periapicais. Uma vez que a limpeza passiva trouxe bons resultados ao longo dos anos, recomendo-a por minimizar a questão da obturação. É possível que eu escreva um texto sobre o tema para o Conversando com o Clínico, aqui no nosso site. Por enquanto, o tempo de que disponho não está permitindo. Volto a dizer; a sua linha de raciocínio está correta. Devo também adiantar a você e aos colegas que participam do nosso blog que tenho dados mais concretos sobre isso. Em momento oportuno eles serão mostrados.

Deixe um comentário