Seja louco, mas nem tanto

Ricardo Passos:
Prof. Ronaldo gostaria da sua opinião a respeito da correlação entre a saúde geral e a inflamação crônica periapical

Ricardo, “Não é pelo fato da Medicina, como um todo, não saber ainda estabelecer as correlações que podem existir nesse campo que devemos ignorar essa possibilidade. Em outras palavras, não é pelo fato da Medicina não saber exatamente o que acontece, que nada acontece. Essa citação está no sexto parágrafo (página 134) do capítulo Medicação Intracanal do nosso livro, Endodontia Clínica. Reconheço, porém, a defasagem dela. No momento em que se preconiza a endodontia feita em função do tempo que se gasta para a realização do tratamento, ela não tem nenhum valor. No momento em que o que importa é a quantidade de sessões em que se realiza o tratamento endodôntico, ela não tem nenhum valor. No momento em que se preconiza obturar o canal mesmo com exsudação, ela não tem nenhum valor. Você pede a minha opinião, mas, lamento, ela não tem nenhum valor. O que vale é a corrente, não a margem. É  melhor  ser louco segundo a moda do que fora dela (Emanuel Kant).

3 thoughts to “Seja louco, mas nem tanto”

  1. Professor concordo quando diz que o que vale atualmente é o tempo, que se fala mais em número de sessões do que em qualidade e longevidade do tratamento.Mas discordo quando diz que sua opinião não vale nada. Acredito que todos nós, fiéis seguidores do seu blog, respeitamos muito a sua opinião. Além disso, acredito que todas as opiniões devem ser ouvidas para que então possamos formar as nossas próprias. Eu por exemplo também sou adepta da sessão única, mas de maneira nenhuma a realizo incondicionalmente. Em casos com exsudato como o senhor mencionou,é errado dar o preparo por encerrado, pois o organismo está dando sinais de que a infecção ainda persiste.Portanto,todas as opiniões são válidas, principalmente das cabeças privilegiadas, de grandes homens pensantes como o senhor.Continue nos enriquecendo com elas.

  2. Estou aqui para dizer que tambem concordo com a Renata.Encontrei seu site por acaso e me identifiquei muito com a maneira como o senhor aborda a Endodontia.
    Comprei o livro Endodontia Clinica e estou muito satisfeita de aprender um pouco mais com toda a sua experiencia.Parabens!!

Deixe um comentário